História, perguntado por IsaGostosaa, 5 meses atrás

2 ao longo do Segundo Reinado, houveram resistências no Brasil acerca de industrialização. Por que?
3 qaul a grande contradição envolvendo as leis abolicionistas no Brasil no período em questão?
me ajudem, por favor.​

Soluções para a tarefa

Respondido por nataliafransantos
1

2)Ao longo do Segundo Reinado houveram resistências à industrialização do Brasil.

Isso ocorreu porque os cafeicultores tinham interesse em que o café continuasse a ser o principal produto de exportação do país com todas as políticas voltadas para o produto. A políticas do Estado também tinha como principal objetivo a agroexportação.

Já a Inglaterra tinha interesse que o Brasil continuasse a ser um dos principais destinos dos seus produtos manufaturados e não desejava que o país desenvolvesse a sua própria produção industrial, pois perderia mercado para os produtos ingleses.

3)A contradição envolvendo as leis abolicionistas é que ela de fato não concediam liberdade real para os escravizados.

A Lei do Ventre Livre, de 1871, dava liberdade a todas as crianças que nascessem a partir daquela data. Mas as crianças ficavam aos cuidados da mãe escravizada até completar os 8 anos de idade.

A partir dessa idade, o senhor de escravos iria conceder a liberdade para a criança em troca de indenização do Estado ou poderia utilizar os serviços da criança até que completasse 21 anos de idade. Geralmente os senhores de escravos, optavam pela exploração do trabalho.

A Lei do Sexagenário de 1885, concedia liberdade aos escravizados com mais de 60 anos. Mas geralmente quase ninguém na condição de escravizado chegava nessa idade devido às condições de trabalho e exploração. Naquele período, a expectativa de vida dos habitantes do Brasil era de cerca de 33 anos.

O Segundo Reinado brasileiro

O Segundo Reinado (1840-1889) foi um período da história do Brasil em que o país foi governado pelo imperador Dom Pedro II. O período foi marcado pela estabilidade política e pelo desenvolvimento da economia cafeeira através da mão de obra escravizada.

Durante o período, as pressões da Inglaterra e de grupos abolicionistas pelo fim da escravidão, resultaram em leis que de fato não contribuíram para a liberdade dos escravizados. A escravidão só teve início em 1888 com a assinatura da Lei Áurea.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre o Segundo Reinado em: https://brainly.com.br/tarefa/33557738

#SPJ1  

Anexos:
Perguntas interessantes