2. Ao final do século XIX, a expansão imperialista na Africa e na Asia atingia seu apogeu. Disputas e alianças entre os países europeus geraram uma tensão permanente, acentuada pela chamada "paz armada".
A)Caracterize esse período histórico.
B)Que atitudes adotadas pelos países europeus justificam o termo "paz armada"?
C)Em sua opinião, nós vivemos hoje em uma "paz armada"? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
Explicação:
As contínuas tensões entre os Estados por causa dos conflitos nacionalistas e imperialistas fizeram com que cada Estado destinasse um grande volume de investimento do capital estatal no setor armamentista e na promoção do exército. A indústria bélica aumentou consideravelmente os seus recursos, produzindo novas tecnologias para a guerra. Além disso, quase todas as nações europeias adotaram o serviço militar obrigatório, incentivando assim o sentimento nacionalista. Esses gastos militares excessivos resultariam eventualmente em um processo de falência nacionais.
A paz armada é caracterizada por grandes investimentos de países europeus em armas e equipamentos para a guerra, justificando seu nome. Este fato ocorreu em um período histórico marcado por conflitos silenciosos sem embate direto entre as nações europeias.
A Paz Armada
Durante o período histórico da "Paz Armada", havia grande tensão entre as nações, em que muitas desconfianças e disputas forjaram alianças que buscavam formar uma frente forte contra um adversário em comum.
O termo "paz armada" foi adotado devido à corrida armamentista em que as nações europeias se engajaram visando à preparação para a guerra e à intimidação de seus adversários.
Pode-se considerar que a paz atual é frágil e baseada na diplomacia e relações comerciais entre as nações, a fim de manter os interesses das nações envolvidas protegidos.
Confira mais informações sobre a Paz Armada aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/13971860
#SPJ2