2- Ao fenômeno político que ocorria a nível regional para garantir as articulações de conchavos políticos nos estados e municípios do Brasil do início do século XX e, assim, viabilizar o estabelecimento da hegemonia oligárquica de dois estados (São Paulo e Minas) dá-se o nome de:
a) Conservadorismo
b) Coronelismo
c) Populismo
d) Demagogismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra: B
Explicação:
O fenômeno do coronelismo, no qual o "coronel" que detinha a autoridade econômica e política sobre determinada região de um estado, garantiu toda a estrutura política da República Oligárquica.
Isso porque era o "coronel" que arregimentava os "currais eleitorais" e criava grandes redes de dependências em torno da sua figura". Tornava a população dependente em massas de "clientes", no sentido de devedores em "favores".
O estabelecimento da hegemonia oligárquica de dois estados recebeu o nome de b) Coronelismo.
O coronelismo corresponde a uma estrutura complexa de poder que começou em caráter municipal e era exercida de forma privada, que era então representada por uma figura do coronel, em relação ao poder público que era exercido pelo estado.
Se caracterizou, especialmente, pelo caráter mandonista, pela existência de fraudes eleitorais e políticas, por serviços públicos exercidos de forma desorganizada e por um enorme controle do sistema político. O coronelismo tinha como principais lideranças os seguintes nomes: Horácio de Matos e Veremundo Soares.
Saiba mais sobre o coronelismo em: brainly.com.br/tarefa/20719169
Bons estudos!