História, perguntado por josseliasantos, 9 meses atrás

2)
Analise o trecho a seguir:

Para Joseph Ki-Zerbo, "Outra exigência imperativa é de que a história (e a cultura) da África devem pelo menos ser vistas de dentro, não sendo medidas por réguas de valores estranhos [...] Mas essas conexões têm que ser analisadas nos termos de trocas mútuas, e influências multilaterais em que algo seja ouvido da contribuição africana para o desenvolvimento da espécie humana".



A partir do trecho acima e das reflexões propostas pela disciplina de História da África, analise as afirmativas a seguir:

I. A premissa apresentada por Joseph Ki-Zerbo visa dar voz a perspectiva e ação africana na história da humanidade.

II. Pensamentos como o de Ki-Zerbo demonstram como pode ser refutada a premissa da África como continente a-histórico.

III. Historiadores já diagnosticaram não ser possível escrever uma história africana anterior a presença europeia, devido ao estado de barbárie que se encontravam suas tribos antes da civilização.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)

apenas I.
b)

apenas II.
c)

apenas III.
d)

apenas I e II.
Alternativa assinalada
e)

apenas II e III.

3)

"Há muito tempo nós tomamos ciência da visão arrogante do Iluminismo sobre a cultura europeia, a despeito de uma simpatia pelo 'bom selvagem' e outras civilizações. Mas o 'fardo do homem branco' no cerne das maiorias das ideias sobre a Europa, aludindo à superioridade das instituições, da democracia e da civilização, de uma maneira geral, tem sido memorável, mesmo após desastres como a Segunda Guerra Mundial, e certamente após o fim da União Soviética: a ideia sobre a Europa é geralmente autoconfiante e imperialista".



No trecho apresentado observamos o diagnóstico do autor a respeito da perspectiva ____________ de conceber o mundo. Esse modelo de pensamento não é novo e foi inclusive o pilar de sustentação para definir o africano como ____________ e ____________. Muitas ações ____________ foram empregadas sob a justificativa da missão civilizacional europeia em África.



Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Alternativas:

a)

eurocêntrica, submisso, inferior e afirmativas.
Alternativa assinalada
b)

afrocêntrica, bárbaro, selvagem e desumanas.
c)

egocêntrica, negro, medíocre e expansionistas.
d)

eurocêntrica, bárbaro, selvagem e imperialistas.
e)

platônica, inferior, bestial e pertinentes.

4)

"Para conhecer a pré-história da África, paleontólogos, arqueólogos, linguistas, geneticistas e historiadores se unem para melhor interpretar os fragmentos do passado que chegam até nós".



O estudo do processo de hominização nem sempre se desenvolveu no formato que conhecemos hoje, isso se deveu aos seguintes acontecimentos:



1- Estudos passam a revelar vestígios de todas as fases da hominização apenas no continente africano.

2- Os processos de busca e estudos interdisciplinares começam a se desenvolver, buscando no continente africano mais informações sobre as etapas da hominização.

3- O passado histórico da África é negado por intelectuais, assim como a possibilidade da evolução do homem ter se dado a partir do continente.

4- Descobre-se que o processo de hominização surge na África.


Assinale a alternativa que apresenta a ordem cronológica correta dos fatos descritos:

Alternativas:

a)

2-1-4-3.
b)

3-2-4-1.
c)

1-2-3-4.
d)

4-3-2-1.
Alternativa assinalada
e)

4-1-2-3

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasnmattos
3

2) Sobre o pensamento de Joseph Ki-Zerbo sobre a história do continente africano e como essa deve ser entendida e analisada, a alternativa correta é a alternativa: d) apenas I e II.

3) Quanto a visão arrogante do Iluminismo quanto à participação de outras culturas e continentes na construção do mundo moderno, a alternativa que preenche as lacunas é: d) eurocêntrica, bárbaro, selvagem e imperialistas.

4) A busca por informações empreendida por diversos pesquisadores de diferentes áreas sobre o processo de hominização tem como ordem correta a alternativa: c) 1-2-3-4.

Imperialismo, colonização e apagamento da história africana

Europeus dominam terras na África desde, ao menos, o século XV, quando Portugal tomou o controle de territórios na costa africana voltada ao oceano atlântico. Durante séculos, ocorreu a exploração das terras e da população africana, em um processo que se consolida em 1885 com a divisão do continente entre as potências europeias.

Parte do projeto colonizador ia além da exploração, e visava a imposição da cultura europeia, baseada nos ideias liberais do iluminismo, movimento artístico, cultural e econômico vigente na Europa e com forte teor eurocêntrico.

Sendo assim, intelectuais europeus impuseram a sua versão da história, onde a África só teria história a partir da ocupação europeia, em um movimento semelhante ao que teria acontecido em outros continentes colonizados como a Ásia e a América. Sua população nativa seria selvagem, e por isso não teria história.

Porém, os estudos mais recentes, realizados de forma multidisciplinar, indicam que o processo de hominização (etapas de transformação de um primata ainda desconhecido em humano) surge na África, apontando o continente como o verdadeiro berço da humanidade.

Para saber mais sobre a colonização africana, visite: https://brainly.com.br/tarefa/25897972

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes