2. Analise o texto ao lado e anote em
seu caderno 8 situações em que a
concordância nominal e verbal foi
usada nele:
Jogos eletrônicos: entenda como eles mudaram o
mundo
É evidente que a tecnologia como um todo mudou
completamente a forma como o mundo funciona.
Com essas mudanças, muitas questões são
levantadas com respeito aos impactos que a
tecnologia e os jogos eletrônicos tem na sociedade
atual e, principalmente, sobre os impactos que ela
tem na vida de crianças e jovens, os quais nascem
inseridos em um mundo dominado pela
disponibilidade de informações. Com isso, o
desconforto dos pais em relação ao tempo que o filho
passa no computador ou em jogos eletrônicos é
grande.
Em meio ao desenvolvimento tecnológico em massa
das últimas décadas, surgiu uma revolução na forma
que a sociedade vê o entretenimento. Formas mais
tradicionais de diversão, como pião e amarelinha,
deram lugar para os jogos eletrônicos. Mas você já
pensou nos enormes impactos culturais que eles
causam?
Diminuindo a distância entre culturas ocidentais
e orientais
Quando surgiram os primeiros videogames, a
indústria era dominada pelos norte-americanos e
seus jogos em formato de Arcades – os famosos
jogos de fliperama. Durante as décadas de 1970 e
1980, a indústria de games dos Estados Unidos teve
seu auge e, ao mesmo tempo, a Atari, um símbolo da
história dos videogames, começou a passar por
dificuldades. Enquanto isso, do outro lado do mundo,
a Nintendo começava a erguer seu império no Japão,
preparando o terreno para se tornar a gigante do
mundo dos games que é atualmente. Já se iniciava a
interculturalidade do mundo através dos jogos
eletrônicos.
Na década de 1990, a Sony – outra empresa
japonesa – lança o Playstation, que faria da Sony a
maior concorrente da Nintendo no ramo até hoje.
Com o sucesso do Playstation, surge mais um
concorrente no mercado: a Microsoft cria o Xbox em
2001, 1 ano após o lançamento do Playstation 2.
A aproximação das culturas ocidental e oriental se
deu por meio não só dos consoles, mas também dos
jogos criados para eles: jogos eletrônicos de origem
norte-americana – como “Pong” e “Pac-Man” – e de
origem japonesa – como “Super Mario Bros” e “The
Legend of Zelda” – passaram a dividir prateleiras nas
casas dos jogadores.
Em pouco tempo, a influência dos games passou
para outros meios: quadrinhos americanos se
juntaram a mangás japoneses; desenhos animados
estadunidenses passaram a ser transmitidos nos
mesmos canais de TV que animes (desenhos
animados) japoneses.
Estimulando o desenvolvimento tecnológico
Com o evidente sucesso dos jogos eletrônicos,
tornou-se cada vez mais importante a inovação do
conteúdo dos jogos, mas a tecnologia mostrou ser
um grande obstáculo para a criação de novos
games. Assim, a solução encontrada pelas gigantes
do mundo dos videogames foi investir em
desenvolvimento tecnológico: melhores gráficos,
peças que suportassem jogos mais complexos,
tecnologias de armazenamento de dados mais
eficientes, entre outros.
As empresas de jogos eletrônicos dedicaram-se a
desenvolver tais tecnologias e acabaram por criar
dispositivos e softwares que mostraram-se
extremamente valiosos para o avanço tecnológico
em outras áreas. Como telas de alta definição,
controle de gestos, consoles portáteis (como o Game
Boy, da Nintendo), possibilidade de armazenar dados
dos jogos em nuvem, conexão de jogadores online, e
muito mais.
Conectando pessoas do mundo todo
O aumento na popularidade dos jogos eletrônicos
desencadeou no surgimento do mercado de e-sports,
ou seja, esportes eletrônicos. A indústria, apesar de
recente, cresce exponencialmente a cada ano, com o
surgimento de competições internacionais de games
como League of Legends, que é jogado no
computador.
Tais competições incentivam a criação de equipes de
jogadores dos mais diversos lugares, que competem
com pessoas do mundo todo por prêmios milionários.
Como consequência, surge um intercâmbio de
informações e de cultura de todas as partes do
mundo, conectando direta e indiretamente os cinco
continentes.
Soluções para a tarefa
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Resposta:
os jogos eletronicos podem levar as crianças ao sedentarismo sim
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