2)Analise as assertivas a seguir, considerando duas grandes modificações na ventilação pulmonar provocas pelo exercício físico.
I.Há um aumento muito rápido da ventilação dentro de pouquíssimos segundos após o início do exercício. Isso é causado principalmente pelo comando central proveniente do sistema nervoso central, embora possam participar também de estímulos nervosos com origem nos receptores articulares e musculares que são ativados quando os músculos esqueléticos começam a se movimentar.
II.A elevação rápida na ventilação cessa logo e é substituída por uma elevação mais lenta que, durante o exercício submáximo, tende a se nivelar e atingir um valor de estado estável (steady-state).
III.Essa elevação mais lenta pode ser causada tanto pelo comando central quanto por estímulos químicos, contudo, durante o exercício que progride até o máximo, o estado estável descrito não ocorre, e a ventilação continua aumentando até que o exercício seja encerrado.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)Somente as assertivas I e II estão corretas.
b)Somente as assertivas I e III estão corretas.
c)As I, II e III estão corretas.
d)Somente as assertivas II e III estão corretas.
e)Somente a assertiva I está correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Olá!
Durante o exercício físico, a maior preocupação do organismo, é manter uma constante absorção de oxigênio para a respiração celular.
Dessa forma, a ventilação pulmonar é estimulada constantemente, seja pelo comando central do Sistema Nervoso Central (SNC), ou por receptores articulares e musculares, nos músculos esqueléticos.
Se a atividade intensa se mantiver, a ventilação aumentada também será mantida.
Todavia, se o movimento perder um pouco a intensidade, o organismo entrará em estado de "steady-state", de forma a equlibrar a frequência cardíaca e respiratória.
Resposta, c)As I, II e III estão corretas.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás