2. Analise a página abaixo e marque as alternativas CORRETAS: *
O envelhecimento da população Brasileira está ocorrendo de maneira lenta e equilibrada, diferente da Europa.
A maior parte da população brasileira é composta por homens. Homens também são a maioria da população idosa do país, pois homens morrem menos que as mulheres.
A redução da taxa de natalidade no Brasil ocorreu de forma drástica. A consequência é cada vez mais crianças e jovens. menos jovens.
A queda na taxa de natalidade (redução do número de crianças), e o aumento da expectativa de vida resultou em consequente envelhecimento da população brasileira em menos 60 anos. Na França esse processo demorou 115 anos para acontecer.
Podemos concluir que mulheres vivem mais que os homens no Brasil, que tem nascido poucas crianças, que Brasileiro tem vivido mais e que o número de mulheres idosas é algo crescente no país.
Soluções para a tarefa
CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
GEOGRAFIA DO BRASIL
Mesmo com grandes índices populacionais, a população brasileira segue a tendência mundial de declínio da taxa de crescimento.
  
Em razão do constante aumento populacional ocorrido no Brasil, principalmente a partir da década de 1960, intensificando-se nas últimas décadas, o país ocupa hoje a quinta posição dos países mais populosos do planeta, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira atingiu a marca de 190.755.799 habitantes.
O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade. Quando a taxa de natalidade é maior que a de mortalidade, tem-se um crescimento vegetativo positivo; caso contrário, o crescimento é negativo; e quando as duas taxas são equivalentes, o crescimento vegetativo é nulo.
No Brasil, o crescimento vegetativo é o principal responsável pelo aumento populacional, já que os fluxos migratórios ocorreram de forma mais intensa entre 1800 e 1950. Nesse período, a população brasileira totalizava 51.944,397 habitantes, bem longe dos atuais 190.755.799.

Tabela obtida a partir de informações do IBGE.
Nos últimos 50 anos houve uma explosão demográfica no território brasileiro, o país teve um aumento de aproximadamente 130 milhões de pessoas. No curto período de 1991 a 2005, a população brasileira teve um crescimento próximo a 38 milhões de indivíduos. No entanto, acompanhando uma tendência mundial, o crescimento demográfico brasileiro vem sofrendo reduções nos últimos anos. A população continuará aumentando, porém as porcentagens de crescimento estão despencando.
A urbanização, a queda da fecundidade da mulher, o planejamento familiar, a utilização de métodos de prevenção à gravidez, a mudança ideológica da população são todos fatores que contribuem para a redução do crescimento populacional.
Nos anos de 1960, as mulheres brasileiras tinham uma média de 6,3 filhos, atualmente essa média é de 2,3 filhos, que está abaixo da média mundial, que é de 2,6.
Conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050, a população brasileira será de aproximadamente 259,8 milhões de pessoas, nesse mesmo ano a taxa de crescimento vegetativo será de 0,24, bem diferente da década de 1950, que apresentou taxa de crescimento vegetativo positivo de 2,40%.
Apesar dessa queda brusca no crescimento vegetativo, a população brasileira não irá reduzir rapidamente, pois a expectativa de vida está aumentando, em virtude do desenvolvimento de novas tecnologias medicinais, além de cuidados e preocupação com a saúde, o que não ocorria com tanta frequência nas décadas anteriores. Ocorrerá, sim, o envelhecimento da população.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
De acordo com dados de 2010 do IBGE, a população brasileira atingiu 190.755.799 habitantes.