2)
Além do efeito causado pela força de fricção da superfície sobre o vento, este também é modificado pela força de Coriolis, chamada de efeito de Coriolis, que resulta do movimento de rotação da Terra e se manifesta em grande escala espacial. Se a Terra fosse estática, sem apresentar a rotação ao redor de seu eixo, o vento ocorreria obedecendo exclusivamente o gradiente de pressão, isto é, a direção do vento seria a mesma do gradiente de pressão. (MENDONÇA, DANNI-OLIVEIRA, 2007, p. 77-78)
Sobre o efeito Coriolis avalie as afirmativas a seguir:
I – O efeito Coriolis age sobre o vetor de deslocamento do vento, desviando-o de sua trajetória original.
II – No hemisfério Sul o vento é defletido para a direita e no hemisfério Norte é defletido para a esquerda.
III – A ação do efeito Coriolis na linha do Equador é nula e nos polos é máxima.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
F, V, F.
b)
F, F, V.
c)
V, F, V.
d)
F, V, V.
e)
V, V, F.
Soluções para a tarefa
Sobre o efeito Coriolis:
I. Verdadeiro. A força de Coriolis só atua sobre corpos, o ar em movimento em relação ao sistema fixo à Terra e sempre em direção perpendicular ao movimento, de modo a alterar apenas a direção do movimento.
II. Falso. No hemisfério Norte, que possui um giro anti-horário, a Força de Coriolis age sempre no sentido de desviar o movimento para a direita. No caso do hemisfério Sul, a Força de Coriolis age no sentido de desviar o movimento para a esquerda.
III. Verdadeiro. A força de Coriolis depende da latitude, sendo nula no equador e máxima nos pólos. Isto ocorre porque a força de Coriolis provém da rotação da Terra sobre seu eixo, que produz uma rotação do sistema de referência fixo à Terra. A rotação do nosso sistema de referência é máxima nos pólos e diminui com a latitude, até anular-se no equador.
Alternativa correta: c) V, F, V.
Bons estudos!