Português, perguntado por Magodastrevas, 6 meses atrás

2 - Agora que você já relembrou a importância do título para um texto e sabe o que são os Direitos
Humanos, escreva um texto falando sobre a importância dos Direitos Humanos para a sociedade.
Lembre-se de dar um belo título para o seu texto. se possivel não coloque o texto IMPORTANTE SIM​

Soluções para a tarefa

Respondido por larissarochasantos23
16

Resposta:

Título:

《●A importância dos Direitos Humanos●》

A questão dos direitos humanos está em evidência social, face aos acontecimentos horrendos presentes na sociedade. Está se tornando um estudo antropocêntrico de cunho jurídico, tendo em seu ápice a dignidade humana como um entendimento máximo da axiologia.

Nota-se uma busca incessante pela valorização da existência humana no meio social, destituindo-a da condição de coisa, buscando garantir-lhe os mínimos direitos humanos fundamentais, originários através das relações interpessoais estabelecidas na vida em sociedade.

Serão apresentados, a seguir, comentários básicos a respeito dos direitos humanos, sua origem, conceito, características e importância, com o intuito de melhor entendê-lo dentro do contexto social.

Precisamente não há como inferir um marco inicial para o surgimento da atuação de órgãos, entidades ou mesmo particulares na defesa da dignidade da pessoa humana no âmbito social. Supõe-se que desde que o ser humano começou a estabelecer relações interpessoais, havia, neste momento, o surgimento de perdas, ganhos, partilhas, tanto de forma isolada como recíprocas entre as pessoas. Porém, estes sistemas de relações sociais não eram formalizados, sendo pautados principalmente por meio de hábitos sociais, crendices ou meios não formais de convívio social.

Com a crescente interação social e o estabelecimento de sistemas hierárquicos, tanto sociais como econômicos, pautados pela modernização, principalmente dos meios de produção, surgiu a necessidade de uma formalização dos direitos fundamentais da pessoa, os quais ganharam mais força com o surgimento do constitucionalismo, uma vez que várias Constituições buscavam não somente dar forma ao Estado mas, também, garantir direitos individuais e coletivos renegados pelos agentes estatais.

Os Direitos Humanos fundamentais existentes na sociedade podem ser considerados como concretizações da dignidade da pessoa humana dentro da realidade fática em que vivemos. Pauta-se, algumas vezes, em um princípio do Direito do Trabalho, o da primazia da realidade, pelo qual esta é determinante no entendimento das relações sociais, neste caso o ambiente de trabalho, mostrando que muitas vezes a realidade está distante das normas formais, não condizentes com os direitos garantidos às pessoas em todas as esferas sociais.

Como uma das características dos Direitos Humanos pode-se destacar o seu aspecto coletivo, buscando esclarecer diferenças a partir do relativismo cultural e do universalismo. É a questão da alteridade influenciando diretamente nas formas de estabelecimento das relações sociais entre povos de uma mesma cultura e, também, de forma intercultural. Diante desta realidade é que se está a dificuldade de estabelecer-se um conceito preciso para os direitos humanos, pois este atua de forma a positivar garantias fundamentais humanas para povos de mesma origem cultural e para grupos sociais distintos, com culturas diferentes.

Mas, historicamente, pode-se afirmar que começou a espargir-se a partir da Paz de Westfalia (1648), a qual pela primeira vez legitimou o direito de culto religioso, admitindo como iguais as crenças calvinista, luterana e católica. Em 1789, este reconhecimento das variantes sociais e das ínfimas condições de dignidade humana, formalizou-se através da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, como resultado da Revolução Francesa.

Partindo desta análise, pode-se afirmar que os direitos humanos são os direitos e liberdades básicas que devem gozar todos os seres humanos, pressupondo o acesso às condições elementares para o gozo de uma vida digna, além de garantir a liberdade de pensamento e de expressão e a igualdade perante a lei.

Espero ter ajudado!

Respondido por nadiraevansanta
0
Resposta:
Os Direitos Humanos representam direitos fundamentais de qualquer cidadãos, os quais são fomentados pela perspectiva da dignidade, um atributo inerente à todo ser humano.

Os Direitos Humanos permitem que a sociedade se mantenha em equilíbrio, assim como haja o respeito pelas regras. Estes direitos são capazes de promover a ordem dentro das diferentes relações interpessoais, salvaguardando as dignidades das pessoas.

Em função do crescimento dos Direitos Humanos, muitos casos de crimes tem sido reportados, principalmente pela mobilização pública, o que encaminha a sociedade para um patamar mais elevado em relação à moral.

Explicação:
^w^ confía
Perguntas interessantes