2. Agora pensando no contexto brasileiro, a partir da leitura do: "Relatório
Internacional sobre liberdade religiosa de 2019: Brasil", presente no
referencial teórico, pontue uma estratégia citada no relatório que tenha sido
promovida para um maior diálogo interreligioso e um desafio que ainda
afeta a liberdade religiosa em nosso país. Articule essas questões
evidenciadas com aspectos da realidade religiosa do seu Estado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I – desde seu descobrimento, o Brasil é um país marcado pela liberdade religiosa. A marca dessa religiosidade nota-se desde o século XVI, quando os diversos grupos europeus estavam representados no Brasil.
Falso. O Brasil esteve submetido à Igreja católica por um longo período, só acabando com a relação profunda entre Igreja e Estado no último século.
II – a presença protestante no Brasil é fruto de interesses políticos, civis e religiosos do governo brasileiro que proporcionou a chegada de grupos religiosos distintos na época da República com vistas ao cumprimento da Constituição Brasileira que previa a liberdade religiosa.
Falso. A presença de protestantes não teve por objetivo atender a pluralidade religiosa, mas ampliar a mão de obra branca europeia.
III – a proposta do texto acima é perfeitamente visível na realidade religiosa brasileira, especialmente, depois que os grupos pentecostais e neopentecostais foram organizados e se inseriram no cenário político nacional.
Falso. A inserção política de grupos religiosos pode gerar problemas caso a intenção não seja atuar em prol do bem comum.
IV – a presença dos cultos afro-brasileiros remonta à época do descobrimento quando os primeiros africanos vieram da África. Sua organização como grupos religiosos livres ocorre após o movimento de libertação dos escravos.
Correto. Apenas após a libertação dos escravos é que estes podem, finalmente, aos poucos e veladamente, no início, manifestar-se.
V – O espiritismo está presente no Brasil, praticamente, desde as suas origens na Europa. Hoje, muito mais do que um grupo religioso, os aspectos moral e ético caracterizam os praticantes do espiritismo.
Correto. O espiritismo surgiu no Brasil quase concomitantemente com seu surgimentos na Europa.
Explicação:
Podemos perceber no texto do "Relatório Internacional sobre liberdade religiosa de 2019: Brasil" ações em prol da convivência harmônica entre as diversas religiões praticadas em nosso país.
Uma dessas ações foi a campanha de conscientização para combater a intolerância religiosa que contava com a participação de membros da sociedade civil e de diversos grupos religiosos.
Infelizmente num país onde o racismo ainda se faz muito presente, o ataque as religiões de origem africanas se fazem ainda muito recorrentes, fazendo-se necessário maior rigidez no cumprimento das leis contra a intolerância religiosa, além de muitos movimentos de conscientização.
https://brainly.com.br/tarefa/8382519