Filosofia, perguntado por ferrazsilva, 6 meses atrás

2- (Adaptado do ENEM) Para Maquiavel, quando um homem decide dizer a verdade pondo em risco a própria integridade física, tal resolução diz respeito apenas a sua pessoa. Mas se esse mesmo homem é um chefe de Estado, os critérios pessoais não são mais adequados para decidir sobre ações cujas consequências se tornam tão amplas, já que o prejuízo não será apenas individual, mas coletivo. Nesse caso, conforme as circunstâncias e os fins a serem atingidos, pode-se decidir que o melhor para o bem comum seja mentir. ARANHA, M. L. Maquiavel: a lógica da força.São Paulo: Moderna, 2006 (adaptado).
O trecho acima aponta uma inovação na teoria política na época moderna expressa na distinção entre:

A) O mal e o bem, pois só todos só devem fazer o bem em todas as situações segundo Maquiavel, mesmo que no caso de um chefe de Estado (presidente), como citado no trecho acima, fazer o bem o leve a perder o controle do governo (o poder).
B) Mundo Real e Mundo Virtual, no caso o mundo virtual seria a internet que usamos hoje.
C) O ideal (Sonho) do que se deve fazer para alcançar o bem e o que Maquiavel acreditava na prática, que deveria se fazer tudo por um objetivo, sem se importar com nada mais do que isso.
D) A verdade e a mentira, pois a mentira nunca pode levar ao bem segundo o trecho acima e o que pensava Maquiavel.
E) Todas as alternativas estão corretas.


3- (Adaptado do ENEM) Na sociedade democrática, as opiniões de cada um não são fortalezas ou castelos para que neles nos encerremos como forma de autoafirmação pessoal. Não só temos de ser capazes de exercer a razão em nossas argumentações, como também devemos desenvolver a capacidade de ser convencidos pelas melhores razões. A partir dessa perspectiva, a verdade buscada é sempre um resultado, não ponto de partida: e essa busca inclui a conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia. SAVATER, F. As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001 (adaptado).
A ideia de democracia presente no trecho acima, baseada na concepção de Habermas acerca do discurso (citada no texto de apoio), defende que a verdade é um(a):

A) Alvo objetivo alcançável por cada pessoa, assim qualquer um teria razão em seus atos sempre.

B) Atividade intelectual de comunicação entre os indivíduos, que leva a um consenso entre as pessoas, sem que nenhuma prevaleça sobre todos sem um acordo.

C) Verdades dos homens que valem mais do que todos os outros, de acordo com o qual podemos julgar como fatos eternos que não se mudam ou erram.

D) Produto da razão (inteligência), que todo indivíduo traz latente desde o nascimento, assim cada um teria uma única verdade.

E) Nenhuma das Alternativas está correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por arthursniper200
1

Resposta:

alternativa correta é A


ferrazsilva: Da 2 ou da 3?
Perguntas interessantes