2) Abaixo temos os desenhos de 3 tipos de vírus onde podemos considerar:   I – O vírus-do-mosaico do tabaco apresenta um genoma com RNA, protegido com uma cápsula de natureza proteica chamada capsídeo. Eles foram vistos e identificados no século XVIII quando o botânico russo D. Iwanowski concluiu que o agente causador do mosaico do tabaco era vírus e atravessava filtros que retinham todas as bactérias conhecidas. II – Os vírus da poliomielite, o do tabaco do fumo têm genoma com RNA e o bacteriófago com DNA. III – Mesmos tendo aspectos diferentes os vírus do tabaco, o da poliomielite e o bacteriófago têm em comum o fato de apresentarem um dos ácidos nucleicos e o capsídeo. IV- Os vírus citados invadem células animais, de plantas e bactérias. Eles são muitos versáteis podem realizar o processo reprodutivo foras das células, mas preferem invadir as células vivas ou mortas, para poupar energia. V- O vírus da gripe e o da AIDS não aparecem nos desenhos. Eles apresentam uma segunda proteção, o envelope externo com lipídios ao redor do capsídeo. Estão corretas: A) I , II e III B) I , II e V C) II , III e IV D) II , III e V E) II , III , IV e V
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
As afirmativas I e IV são as únicas corretas.
Os bacteriófagos podem ter tanto RNA quanto DNA, além disso, nenhum vírus faz o ciclo de replicação fora de células vivas, todos os vírus são parasitas.
As doenças virais são as viroses, que podem ser de causas primeiras ou secundaria, mas geralmente são primarias, abrindo caminho para outros agentes.
A principal característica dos vírus é a necessidade de parasitar células vivas, já que não possuem vida, nem organelas, e na maior parte das vezes, não expressam nenhuma proteína.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás
Artes,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás