2)
A vigilância em saúde está relacionada aos modos de viver e adoecer presentes em cada local e época e às ações e práticas desenvolvidas para prevenir a ocorrência e propagação das doenças. Sobre as áreas da vigilância em saúde, analise as afirmativas a seguir:
I. A Vigilância Epidemiológica tem o objetivo de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças e agravos.
II. A Vigilância Sanitária propõe e executa ações capazes de eliminar, minimizar, ou evitar riscos à saúde.
III. A Vigilância em Saúde Ambiental objetiva conhecer, detectar ou prevenir qualquer variação no ambiente que possa influenciar na saúde humana.
IV. A Vigilância em Saúde do Trabalhador c tem o objetivo de identificar a presença de riscos nas condições de trabalho para proteger e promover a saúde, auxiliando na recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Apenas a afirmativa III está correta.
b)
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e)
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 2 e 3 estão corretas
Explicação:
estão
Resposta:
e) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Explicação:
Livro sobre vigilância em saúde
A Vigilância Epidemiológica é definida pela Lei nº 8.080 como um conjunto de ações que possibilita os conhecimentos necessários para a detecção e prevenção de quaisquer mudanças nos fatores que determinam e condicionam a saúde dos indivíduos e da coletividade, com o propósito de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças e agravos.
Vigilância Sanitária propõe e executa ações capazes de eliminar, minimizar, por meio de intervenções nos problemas identificados relacionados ao meio ambiente e à produção e circulação de produtos e serviços de interesse da saúde, abrangendo...
A Vigilância em Saúde Ambiental objetiva conhecer, detectar ou prevenir qualquer variação nos fatores determinantes e condicionantes do ambiente que possam influenciar na saúde humana; propor e fazer uso de medidas preventivas e de controle dos fatores de risco relacionados às doenças e outros agravos à saúde, priorizando monitorar a qualidade da água para consumo humano, do ar e do solo; controlar desastres de origem natural, as substâncias químicas, os acidentes com produtos perigosos, fatores físicos e ambientes de trabalho que possam degradar o ambiente.
A Vigilância em Saúde do Trabalhador caracteriza-se por reunir atividades que se destinam a identificar a presença de riscos nas condições de trabalho e propor intervenções com a finalidade de proteger e promover a saúde, auxiliando na recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores.