Filosofia, perguntado por pedrosantos18082006, 7 meses atrás

2. A vida é um fluxo constante, impulsionada pelas forças contrárias, a contradição é o princípio de todas as coisas, pois está sempre mudando, o mundo se modifica e evolui. O fragmento a seguir é atribuído a Heráclito de Éfeso: “O mesmo é em nós? Vivo e morto, despertando e dormindo, novo e velho; pois estes, tombados, são aqueles caem e levantam de novo”. HERÁCLITO. Sobre a natureza. Trad. de José Cavalcante de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1989, p. 93. Coleção. Os Pensadores (Adaptada). A partir do fragmento citado, escolha a alternativa que representa melhor o pensamento de Heráclito. *
a) Não existe a noção de “oposto” no pensamento de Heráclito, pois todas as coisas constituem um único processo de permanência que expressa a harmonia do “estático” contínuo da natureza.
b) A equivalência de estados contrários exprime a alternância harmônica de polos opostos, pela qual um estado é transposto no outro, numa sucessão mútua, como o dia e a noite. Todas as coisas são “Um”, toda a multiplicidade de opostos constitui uma unidade, e todos os seres estão em um fluxo permanente de sucessão de opostos em guerra e mudanças, o mundo muda sempre e o homem também.
c) Se o morto é vivo, o velho é novo, e o dormente é desperto, então não existe o múltiplo, mas apenas o “Um”, como verdade profunda do mundo. A unidade primordial é a própria realidade da vida, e a imobilidade do mundo.
d) A alternância entre polos opostos constitui um fluxo eterno, regido pela “guerra” e pela discórdia, que ocorre sem qualquer medida ou proporção. A guerra entre contrários evidencia que a vida é caótica é denota o fato de que o pensamento de Heráclito é irracionalista e nunca irá mudar.​

Soluções para a tarefa

Respondido por valeriacmcorrea
0

Resposta:

Se o morto é vivo, o velho é novo, e o dormente é desperto, então não existe o múltiplo, mas apenas o “Um”, como verdade profunda do mundo. A unidade primordial é a própria realidade da vida, e a imobilidade do mundo.

Explicação:

Perguntas interessantes