2) A tecnologia pode prejudicar as pessoas e o ambiente gerando diversos problemas para a populaç
desses fatores negativos é o surgimento de doenças. Nesse sentido, aponte as principais doenças que
ser disseminadas com o uso de materiais tóxicos e dependência de tecnologia.
Soluções para a tarefa
Resposta: A tecnologia traz muitos benefícios para a sociedade: facilita a rotina, gera mais entretenimento e agiliza a troca de informações. Mas o seu uso excessivo também pode trazer uma série de malefícios.
A utilização indiscriminada de dispositivos tecnológicos vem impactando tanto a saúde física quanto mental das pessoas, sendo que a dependência pela internet já está prestes a se tornar uma grave patologia psiquiátrica.
Por isso, é indispensável ficar atento ao uso dos celulares, computadores e videogames, prestando atenção a qualquer sinal de que esses aparelhos estejam excessivamente presente no seu dia a dia.
Veja, a seguir, os principais riscos da tecnologia e conheça algumas dicas evitar transtornos à sua saúde e à da sua família:
4 riscos da tecnologia para a saúde física
Utilizar a tecnologia de forma abusiva pode trazer muitos prejuízos o adequado funcionamento do corpo. Tais prejuízos vão desde os problemas com a coluna até a diminuição da qualidade da visão.
Conheça um pouco mais sobre alguns desses problemas:
Obesidade
Um dos grandes prejuízos que o uso excessivo de tecnologias pode provocar para a saúde é a obesidade.
Desde que os aparelhos eletrônicos e a internet ficaram amplamente acessíveis, as pessoas reduziram drasticamente a prática de atividades físicas no seu dia a dia, tornando-se cada vez mais sedentárias.
Isso porque o tablet e o smartphone foram, pouco a pouco, tornando-se uma fonte de diversão e de entretenimento, substituindo as outras atividades de lazer que requerem deslocamento — como caminhadas e passeios em parques.
Além disso, atualmente, o computador e a internet são o principal recurso de trabalho, principalmente para profissionais que lidam com tarefas intelectuais ou que necessitam de pesquisa e de informação.
Como consequência, as pessoas passam a maior parte das horas sentadas, diminuindo a movimentação do seu corpo ao longo do dia. Assim, elas ingerem mais calorias do que gastam, o que favorece a obesidade.
Segundo estudo realizado no Canadá, existe uma relação direta entre usar exageradamente dispositivos eletrônicos e o sedentarismo. Tal estudo demonstrou que pessoas que possuem televisão, computador e carro têm maior tendência em desenvolver obesidade e diabetes.
Outro achado dessa pesquisa é que viciados em tecnologia também possuem 9 centímetros adicionais de circunferência abdominal em relação às demais.
Consequências da obesidade
Apesar de se tornar cada vez mais comum, a obesidade pode trazer consequências sérias para a saúde. Ela aumenta o risco do desenvolvimento de doenças crônicas — diabetes, hipertensão e problemas cardíacos, como o infarto —, além de favorecer a ocorrência do câncer.
Dicas para evitar a obesidade
Para evitar a obesidade, é indispensável que se reduza o uso de tecnologias durante o dia e que seja adotada uma rotina de vida mais saudável. Veja algumas dicas:
faça momentos de intervalo ao longo do seu trabalho, levantando-se para dar uma volta, ir ao banheiro e tomar um copo com água;
vá caminhando para o trabalho, mesmo que seja em apenas uma parte do trajeto;
dê preferência para o transporte público, assim você se movimenta entre um trajeto e outro;
troque o smartphone por outras atividades de lazer, como caminhadas ao ar livre;
troque a televisão por uma saída com a sua família;
adote a prática de uma atividade física regularmente;
suba escadas e evite usar o elevador quando precisar subir poucos andares;
adote uma dieta mais equilibrada, mudando hábitos simples de alimentação e fazendo uma consulta com o nutricionista.
Problemas posturais
Outro prejuízo do uso excessivo de tecnologia são os problemas posturais. Talvez, a coluna seja uma das partes do corpo mais afetadas por esse exagero, visto que, na maioria das vezes, os dispositivos são utilizados sem preocupação com a postura.
Ao olhar para a tela dos aparelhos — smartphones, tablets e computadores — as pessoas curvam as costas e abaixam a cabeça. No entanto, à medida em que a cabeça se inclina, o pescoço se torna a sua principal sustentação, aumentando a pressão sobre a coluna cervical.
Da mesma forma, profissionais que trabalham em frente ao computador, geralmente, não utilizam um mobiliário ergométrico. Nesse sentido, eles passam a maior parte do seu dia com as costas flexionadas para a frente ou com o corpo pendendo para o lado, o que não é saudável para a sua coluna.
Consequências da postura inadequada
Explicação: