2. A sociedade ateniense, diferentemente da espartana, era bastante diversificada. Um dos grupos sociais eram os metecos.
a) Quem eles eram?
b) Eles eram considerados cidadãos atenienses?
c) Quais outros grupos sociais em Atenas eram privados do direito a cidadania?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Os metecos eram os estrangeiros que residiam em Atenas, sendo que muitos enriqueciam exercendo importantes atividades comerciais e industriais na Pólis.
b) Os metecos não eram considerados cidadãos, visto que a cidadania ateniense era conferida apenas a homens livres nascidos na Pólis.
c) Além dos metecos, as mulheres e os escravos também eram privados do direito a cidadania.
Explicação:
Apesar de Atenas ser reconhecida como o berço da democracia no Ocidente, essa pólis possuía uma divisão de grupos sociais bem rígida e que reduzia bastante o direito a cidadania, que era garantido a apenas cerca de 10% da sociedade ateniense.
Esse fenômeno ocorria pois, em Atenas, apenas os homens livres nascidos na Pólis eram considerados cidadãos.
Dessa forma, mulheres, escravos (em Atenas, a escravidão ocorria por guerras ou por dívidas) e estrangeiros que viviam na cidade (também chamados de Metecos) não eram considerados cidadãos atenienses e, portanto, não possuíam direitos políticos.
Entre os cidadãos atenienses, por sua vez, também existia uma profunda divisão em classes sociais:
- Eupátridas: grandes proprietários rurais, que possuíam muito poder financeiro e político.
- Demiurgos: eram os comerciantes que viviam na Pólis.
- Georgóis: pequenos proprietários rurais, com muito menos poder financeiro e político quando comparados aos Eupátridas.
- Thetas: classe composta principalmente por trabalhadores rurais e braçais (camponeses) que muitas vezes trabalhavam e viviam em terras pertencentes a Eupátridas, por não possuírem terra própria.
Para saber mais sobre a sociedade ateniense, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/10628157