História, perguntado por camilahemsing01, 9 meses atrás

2) A respeito da colonização espanhola na América, podemos afirmar:
a) O objetivo do sistema colonial implantado na América era explorar ao máximo as riquezas da colônia, em benefício das metrópoles.
b) Para explorar a colônia a metrópole tinha que desenvolvê-la, e tomava medidas para incentivar esse processo, desejando que ele fugisse ao seu controle.
c) A crise no sistema colonial, a partir do século XVIII, teve como causa profunda a intenção da colônia de escapar da dominação religiosa da metrópole.
d) O capitalismo industrial nunca entrou em choque com o sistema colonial, pois apoiava as barreiras impostas pelo monopólio colonial e o regime escravista.
e) As civilizações nativas da América apoiavam o “pacto colonial”, pois estavam enriquecendo e conquistando territórios.
3) Podemos afirmar que a conquista dos povos indígenas do continente americano deveu-se, sobretudo:
a) à esmagadora inferioridade cultural das populações vencidas que, ao contrário da Espanha, não tinham nem rei, nem lei, nem fé.
b) à incrível coragem dos aventureiros espanhóis, que enfrentaram bravamente uma população nativa muitas vezes maior que a sua e com um equipamento bélico muito superior ao seu.
c) à superioridade técnica dos espanhóis, que conheciam armas de fogo, aproveitaram-se das lutas políticas entre as próprias nações indígenas para formar alianças e, ainda, trouxeram doenças que dizimaram a população indígena.
d) ao desejo das elites indígenas de se submeterem ao jugo de uma nação mais culta e desenvolvida, como a espanhola.
e) a uma extraordinária proteção divina dada aos espanhóis, que tomaram a nova terra em nome de Deus e da cristianização dos pagãos, para os reis católicos Fernando e Isabel.


4) Na América, o governo espanhol organizou unidades administrativas, dividindo o território em quatro vice-reinos. Para nomear os vice-reinos, o rei nomeava nobres que se tornavam a autoridade máxima nas colônias. Qual era a função dos vice-reis na América Espanhola?
a) responsável pela sua fiscalização e cobrança do quinto.
b) responsáveis pela administração e abastecimento das vilas e cidades.
c) cuidavam dos assuntos administrativos, militares, fiscais, financeiros, religiosos e presidiam as audiências, onde exerciam a função de autoridade real.
d) funcionários nomeados pela Coroa portuguesa para exercerem cargos administrativos na colônia;
e) organizar a defesa da costa e promover o desenvolvimento da construção naval e do comércio de cabotagem.
5) Na América Colonial Espanhola, no século XVI, as populações nativas foram utilizadas em diversas relações de trabalho. Dentre essas, uma das mais rentáveis para a Coroa foi a que permitia aos espanhóis explorarem os nativos prestações de trabalhos nas fazendas, minas e plantações. Em troca, o colono devia dar aos indígenas assistência material e religiosa. Essa forma de trabalho era denominada:
a) "mita". b) "obrajes". c) "cabildos". d) "encomienda". e) “voluntário”.
6) Nome dado aos filhos de espanhóis nascidos na América. Eram ricos fazendeiros, donos de minas e grandes comerciantes. Eram impedidos de ocupar altos cargos, exceto o de vereador nas câmaras municipais (cabildos):
a) criollos. b) mestiços. c) chapetones. d) indígenas. e) escravos.


7) Criado em 1524, este orgão do governo espanhol era composto pelo rei e por homens de sua confiança, nomeados por ele; era encarregado de fazer leis, cuidar da justiça e nomear funcionários para as colônias:
a) Casa de Contratação. b) Capitania-Geral. c) Vice-Reino.
d) Capitanias Hereditárias. e) Conselho das Índias.

8) “[...] A primeira colonização foi feita por um punhado de homens. Na Espanha, desde o início, a emigração era controlada pela Casa de Contratación: precisava-se de uma licença para se instalar na América, só os súditos da Coroa de Castela podiam consegui-la – os conversos de origem judaica estavam excluídos. [...]” FERRO, Marc. “História das colonizações: das conquistas às independências – séculos XIII a XX.” São Paulo: Companhia das Letras, 1996. Ao chegar à América, esses espanhóis passaram a gozar de privilégios pelo nascimento e criação na Europa, ocupando os altos postos civis e militares. Indique a alternativa que denomina corretamente esses espanhóis:
a) criollos. b) cabildos. c) chapetones. d) encomendero. e) mestiços.


9) A mita-obrigação de prestar serviços gratuitos ao Estado – era comum entre:
a) os maias. b) os astecas. c) os tupis. d) os caraíbas. e) os incas
10) Observe a imagem abaixo: Gravura de Potosí, localizada no Vice-reino do Peru, durante a colonização espanhola, Potosí foi um dos principais locais de exploração de riquezas naturais utilizadas pela coroa espanhola durante a colonização da América. Em Potosí, os espanhóis fizeram com que os indígenas extraíssem cerca de metade:

a) do ouro explorado nas Américas.
b) do mercúrio necessário à obtenção da prata.
c) do sal comercializado na Europa.
d) da prata conseguida pelos espanhóis na América.
e) dos diamantes que enriqueceram a coroa espanhola.

Soluções para a tarefa

Respondido por lilaccis
3

Resposta:

oi colega, algumas eu não sei a resposta, já outras sim. Então, vou te ajudar com as que sei, pode ser?

3- Letra C- os espanhóis eram superiores em armamento e trouxeram muitas doenças oque facilitou a colonização.

5- Letra A- mita- grupos de homens eram convocados para trabalharem em minas e haciendas em troca de ensino religioso (catequização)

6- Letra A- criollos-se não me falha a memória é essa a resposta

8-Letra C- chapetones- espanhóis que ocupavam cargos bem altos

Eu já estudei essa matéria, mas não me lembro de tudo... Mas espero ter ajudado

Perguntas interessantes