ENEM, perguntado por luiskelvi098, 5 meses atrás

2- A religião é praticada pelo ser humano desde tempos antigos e era utilizada, muitas vezes, para explicar: a) Histórias sagradas b) O surgimento de novas culturas c) Os fenômenos da natureza​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

Resposta:

c) Os fenômenos da natureza

Explicação:

Processos de centralização do poder e o controle a vida em sociedade eram legitimados pela autoridade suprema e divina.

"Sendo assim, influenciados pelas suas crenças aos deuses, quem governava estava direcionado segundo a vontade deles, surgem inúmeros deuses, caracterizando a religião mesopotâmica como politeísta. Portanto, o monarca se legitima como um escolhido segundo a vontade dos deuses, normalmente eram sacerdotes que entendiam como funcionava essa relação, essa forma de religiosidade toma aspectos mais rígidos, pois a partir de agora essa dinâmica se dará de forma representativa e de escolha de alguém pra reger a vida da cidade. (SETERS,2008, p.75)

"O rei geralmente atua como agente da divindade e é designado por um título de subordinação. A palavra da divindade tem o poder de comandar as forças que governam a natureza e os assuntos humanos, de interferir no resultado das batalhas e desencadear mudanças na natureza. Consequentemente pode-se falar de uma revelação através da história, pois os deuses teoricamente auxiliavam o rei integro, leal e justo. A grandeza dos deuses geralmente refletia no poder da natureza ou no êxito de uma nação e daqueles associados" (SETERS,2008, p.75)

"Como personificação da divindade o Egito teve, entre vários faraós, Tutmés IV (1406 – 1390 a.c) que apresenta a enumeração dos títulos de rei e um breve panegírico sobre suas qualidades divinas. A crença no antigo Egito era de que Tutmés IV adormeceu aos pés da esfinge e sonhou que conversava com ela. Assumindo uma forma divina, ela lhe prometeu a coroa, sob a condição de ele retirar a areia que ameaçava encobrir sua imagem. O príncipe acordou sem revelar a ninguém a visão que tivera, cumpriu a vontade desse deus e construiu a sua estela." (SETERS, 2008, p.177).

Resumindo, o que consideramos hoje fenômenos naturais explicados por dados técnicos e científicos, antigamente eram denominados como ações ou vontades dos Deuses e de seus auxiliares, porém desde os primórdios até hoje, esta manobra para domínio de mentes e corações ainda é utilizada para controle de ignorantes e necessitados, obtendo controle, prestígio, poder e dinheiro, ou seja, estelionatários "divinos".

Perguntas interessantes