Química, perguntado por FerCris7589, 6 meses atrás

2.
A regulação das vias metabólicas pode ocorrer por mecanismos complexos e sofisticados. Em relação a esses mecanismos, assinale a alternativa correta.


A.
A regulação alostérica é caracterizada pelas propriedades catalíticas das enzimas que são alternadas pela ligação química onde ocorre o compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre os átomos; ou também pode ser transitória, quando há adição ou remoção de um grupo químico à cadeia polipeptídica. As transferências de grupos fosfato do ATP são um exemplo.


B.
A regulação por modificação covalente é caracterizada pela ligação do substrato a um sítio ativo da enzima que irá afetar a conformação dos demais sítios dessa enzima, facilitando, assim, a ligação do substrato aos outros sítios. As ligações que mais ocorrem são por pontes de hidrogênio.


C.
A regulação por ativação de zimogênios consiste na conversão de enzimas inativas (zimogênios) em suas formas ativas pela ação de enzimas proteolíticas em órgãos diferentes daqueles em que foram produzidas. Costuma ser mais presente em células secretoras, como as do pâncreas ou as salivares.


D.
A produção de isoenzimas é caracterizada pela regulação e integração das atividades metabólicas dos diversos tecidos por comandos hormonais de fora da célula. As isoenzimas podem atuar tanto no estado alimentado quanto no jejum, de acordo com o tecido envolvido no processo.


E.
A produção de hormônios é a principal forma de regulação enzimática, pois são moléculas com atividade catalítica que desencadeiam a produção de zimogênios ou de isoenzimas por modificações covalentes, tendo como objetivo final a ativação do catabolismo o mais imediatamente possível.

Soluções para a tarefa

Respondido por SuelenCampos15
20

Resposta: Letra C

Explicação: A regulação enzimática das vias metabólicas envolve os seguintes mecanismos: regulação alostérica, modificações covalentes, ativação de zimogênios e produção de isoenzimas. A regulação hormonal é outra forma de regulação das vias metabólicas. A regulação alostérica consiste na ligação não covalente (exemplo: pontes de hidrogênio) do substrato a um sítio ativo da enzima que irá afetar a conformação dos demais sítios, facilitando, assim, a ligação do substrato aos outros sítios. A modificação covalente consiste em ligação química covalente em que ocorre o compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre os átomos, ou também pode ser transitória, quando há adição ou remoção de um grupo químico à cadeia polipeptídica. As transferências de grupos fosfato do ATP são um exemplo. A ativação dos zimogênios se dá por conversão de enzimas inativas (zimogênios) em suas formas ativas em locais diferentes de sua produção. As enzimas digestivas são bons exemplos. As isoenzimas são formas moleculares múltiplas de uma enzima que realizam a mesma ação catalítica e são semelhantes estruturalmente, mas diferentes geneticamente.


GeracaoZ: Resposta Correta, pode confiar.
Perguntas interessantes