2. “ A reforma agrária se refere ao conjunto de ações e medidas voltadas para garantir a distribuição justa das terras, alterando os regimes de uso e propriedade, a fim de garantir que a maior parte das terras agricultáveis encontre-se nas mãos de uma quantidade correspondente de trabalhadores rurais. Em resumo, a política de reforma agrária visa romper com a máxima: “muita terra nas mãos de poucos”, ou seja, objetiva acabar ou diminuir consideravelmente a quantidade de latifúndios no meio rural. O Brasil possui uma elevada concentração fundiária, fruto das relações históricas de poder e de uso da terra que marcaram o período colonial, a monarquia e a república brasileira. Apesar de o Estatuto da Terra existir desde o ano de 1964, a reforma agrária pouco avançou nas últimas décadas . Essa distribuição não foi acompanhada de uma política pública de manutenção das famílias que recebiam as novas terras. Assim, os camponeses não dispunham de condições financeiras para investir e nem de um sistema de integração logística para escoar suas produções.”
O conceito moderno de “Reforma Agrária” justifica-se pela:
I. Democratização do acesso à terra, mudanças no texto da Constituição estabelecendo um tamanho máximo das propriedades e a consolidação da agricultura familiar no universo das tecnologias contemporâneas.
II. Democratização do acesso ao capital, onde os beneficiários da distribuição de terras possam contar com empréstimos para investimentos na produção.
III. Democratização do acesso à educação, moradia e da utilização de serviços no meio rural.
Está (ão) correta(s) :
a) as afirmativas I ,III e III
b) apenas a afirmativa I.
c) apenas a afirmativa II.
d) apenas a afirmativa III.
3. Agricultura familiar pode ser modelo para produção sustentável de alimentos
As mudanças climáticas e o aumento da população impõem desafios aos atuais modelos de agricultura comercial. Nesse contexto, a agricultura familiar ganha força, por geralmente utilizar a policultura, com sementes e espécies que existem há centenas de anos e são mais resistentes a pragas e mudanças climáticas. Para uma bióloga da Universidade de Brasília, "a agricultura familiar pode conciliar melhor os cultivos e as áreas de preservação, o que com a agricultura comercial é mais difícil”.
Tendo em vista as características da agricultura familiar e do agronegócio exportador no Brasil, considera-se que o modelo familiar é mais sustentável por que :
a) aproveita melhor os recursos naturais, usando técnicas menos agressivas.
b) cultiva apenas uma variedade de produto agrícola, propiciando menor desgaste dos solos.
c) preserva a vegetação original, fazendo seus plantios sem a remoção das matas nativas.
d) utiliza sementes geneticamente modificadas, melhor adaptadas às mudanças climáticas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Bom dia Boa tarde e Boa noite
2. Alternativa correta letra (A)
3. Alternativa correta letra (A)
Explicação:
desculpa por não explicar mas é pq tou muito cansada
espero ter ajudado bons estudos bye
ycouto80:
Relxa só de ter respondido já me ajudou muito
Perguntas interessantes