2 - A prosa de 30 foi um dos momentos de grande destaque da Segunda Geração Modernista. Nesse momento, a literatura teve um papel importante na divulgação de temas relacionados com a realidade brasileira. Um dos temas abordados nesta fase foi a seca no Nordeste, retratada por: a) Rachel de Queiroz. B) Graciliano Ramos. C) José Lins do Rego. D) Clarice Lispector. E) Jorge Amado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Rachel de Queiroz
Explicação:
A estreia da sertaneja no mundo literário foi cedo, aos 19 anos de idade. Rachel ganhou notoriedade nacional ao publicar seu primeiro romance, 'O Quinze', em 1930. O livro, escrito durante sua luta contra uma doença pulmonar, contava sobre a seca e miséria vivida no nordeste e explorava o modernismo, movimento literário que surgiu na época. Além dos temas políticos e sociais abordados em sua escrita, a escritora também chamava atenção pelas declarações sobre liberdade feminina.
Rachel de Queiroz é representante da Segunda Geração Modernista dos escritos de 1930 e seu livro mais famoso é: "O Quinze" (A).
A obra traz em si um enredo regional, contando a história de Chico Bento e sua família, que decide migrar para ter comida e terras para plantio. Contudo, coisas ruins acontecem com os filhos de Chico (um morre e o outro some na multidão de retirantes).
Após, conhecem a professora Conceição, que é madrinha do seu filho mais novo e resolve ajudar a família a ir para São Paulo. Nesse momento, Conceição, que é apaixonada por Vicente, fica com a guarda de seu afilhado e permanece em Fortaleza.
A partir da década de 1930, a literatura brasileira passou por uma metamorfose: o tema dos escritores brasileiros se tornou a problemática do país.
Com um certo pessimismo nas análises da nação e, ao mesmo tempo, evidenciando as mazelas sociais, como: a fome, a desigualdade social e a injustiça, escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto iniciaram seu percurso literário.
Nesse sentido, o enredo dos poemas, das crônicas, do cinema e da prosa fixou-se no regionalismo, deixando de lado a evidência da cultura europeia no Brasil.
Link: brainly.com.br/tarefa/23116653