História, perguntado por rarissacastro77, 3 meses atrás

2 - A primeira greve geral do país, há 100 anos, foi iniciada por mulheres e durou 30 dias.
Em junho de 1917. décadas antes da consolidação das leis trabalhistas no Brasil, cerca de 400 operarios - em sua maioria mulheres da fábrica tèxtil Cotonificio Crespi na Mooca, em São Paulo, paralisaram suas atividades. Eles pediam, entre outras coisas, aumento de salários e redução das jornadas de trabalho, que até então não eram garantidos por lei. Em algumas semanas, a greve se espalharia por diversos setores da economia, por todo o Estado de São Paulo e, em seguida, para o Rio de Janeiro e Porto Alegre. Era a primeira "greve geral" no pais.

Considerando os aspectos sociais da Primeira República, a notícia retrata a

a) mobilização dos operários paulistas em busca de melhores condições de trabalho.
b) insatisfação dos trabalhadores em relação à expansão do capitalismo industrial.
c) proibição do trabalho infantil, feminino e dos imigrantes na indústria paulistana. d) diminuição significativa da oferta de mão-de-obra especializada nas fábricas.
e) manifestação das mulheres pelo direito a participação na política brasileira.​

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
10

É correta a alternativa A, já que o texto retrata como uma mobilização operária que começou em São Paulo (com um protesto que tinha maioria de mulheres manifestantes) e depois se espalhou por outras áreas industrializadas do país em um amplo movimento operário por melhoria das condições mínimas de trabalho.

Movimentos do tipo eram comuns no Brasil e em outras sociedades de grau de desenvolvimento semelhante no mundo na época e eram fortemente influenciados pela expansão das ideias socialistas. Foi só na década de 1930 que o Brasil veria as principais demandas trabalhistas serem transformadas em lei e uma melhoria efetiva destas condições.

Perguntas interessantes