2. A prevenção do diabetes do tipo 2 e o risco cardiovascular inclui a manutenção de dieta equilibrada com a limitação da ingestão de qual macronutrientes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nei I know it's good out there so I'm sorry for doing that I'm sorry you're with the school psychology you didn't post any no excuse for not answering it was no reason to help me with it there for you
Explicação:
.nzjzbdnnddn
Resposta:
Açúcar, Gorduras Trans, Gorduras Saturadas, Refinados de Carboidratos - Farinha Branca, Alimentos Processados, Comida Dietética, Frituras.
Explicação:
Sete Alimentos que Todo Diabético Deve Evitar
1. Açúcar
De modo geral, doces e chocolates não são recomendados para quem tem diabetes. Isso porque são alimentos que elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue e são muito calóricos, colaborando para o aumento do peso e piora da resistência à ação da insulina, podendo levar à descompensação da doença.
No entanto, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes , esses alimentos podem ser consumidos - com monitoramento - por pessoas com diabetes que integram de um planejamento alimentar e pratiquem exercícios físicos, desde que em pequenas porções e em situações especiais.
2. Gorduras Trans
A gordura trans, ou gordura hidrogenada é usada para alterar a textura dos alimentos, deixando-os mais crocantes, cremosos e, portanto, mais atrativos.
Esse tipo especial de gordura é pouco comum na natureza e uso a partir de gorduras vegetais para uso na indústria alimentícia.
Mas toda essa crocância e cremosidade ao seu preço: o consumo de gordura trans eleva os níveis do colesterol total e LDL e reduz os níveis do colesterol HDL (bom colesterol), assim como aumenta o risco de doença coronariana.
3. Gorduras Saturadas
Como gorduras saturadas, quando consumidas em excesso, podem ser responsáveis pelo aumento do colesterol LDL (colesterol ruim).
No entanto, diferente da gordura trans, a gordura saturada não precisa ser completamente eliminada da dieta, mas deve ser consumida com cautela por quem tem diabetes, dentro de um programa alimentar equilibrado.
Nesse caso, recomenda-se evitar o excesso de consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, como manteiga, gordura animal (especialmente banha, bacon e pele de frango ou de porco), além laticínios integrais.
4. Refinados de Carboidratos - Farinha Branca
Os alimentos feitos à base de farinha branca colaboram para o aumento da glicemia, o que pode levar o diabetes a se tornar descompensado.
No entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, alimentos à base de amido e ricos em fibras, como pães integrais, cereais integrais e vegetais como batata, inhame, ervilha e milho podem ser incluídos na dieta, dependente dos níveis de glicose no sangue.
5. Alimentos Processados
Alimentos processados, como salgadinhos, bolachas recheadas, carnes processadas, enlatados, entre outros, apesar da praticidade do preparo, não são recomendáveis em nenhum programa dietético, inclusive para diabéticos.
Além do baixo valor nutricional, são alimentos extremamente calóricos, que colaboram com o aumento da glicemia e o ganho de peso.
6. Comida Dietética
Apesar de alimentos não conterem açúcar, algumas comidas dietéticas possuem carboidratos e podem ser motivo de aumento da glicemia.
Além disso, os alimentos dietéticos podem conter grande quantidade de gordura e por isso, de modo geral, não devem ser consumidos de forma indiscriminada.
7. Frituras
Os alimentos fritos passam por um processo em que a gordura insaturada se transforma em gordura saturada, que como já dissemos, causa o aumento do colesterol LDL.
Além disso, os alimentos fritos são mais calóricos, devido à presença de gordura, e contribuir para o ganho de peso.
* Atenção com as Frutas
Até mesmo as frutas precisam ser consumidas com cautela por quem tem diabetes tipo 2, principalmente pela presença de frutose (açúcar da fruta) que, em grandes devem, pode elevar a glicose.