2) A população de um pais pode ser dividida em quais faixas etárias?
Soluções para a tarefa
Resposta:
espero ser os vc preocura! bjosss
Resposta:) Exercícios
Introdução
Faixa etária é a divisão da população de determinada sociedade por geração de acordo com a época em que nasceram, ou seja, é uma distribuição de acordo com as idades. Tradicionalmente, uma população é dividida em três faixas etárias:
Jovens - Indivíduos de até 19 anos;
Adultos - Indivíduos com idade entre 20 até 59 anos;
Idosos - Indivíduos de 60 anos em diante.
Entretanto, devido ao aumento na expectativa de vida da população mundial, tem-se procurado redefinir essas faixas etárias, uma vez que esse processo acarreta uma elevação da proporção de pessoas idosas.
Outro fator motivacional para essa alteração, seria a entrada cada vez mais antecipada dos jovens ao mundo definido como adulto, com a expansão das responsabilidades e atividades atribuídas a esse grupo de indivíduos, como permissão para votar ou conduzir automóveis para os maiores de 16 anos e até mesmo responsabilidade penal, que em alguns países inicia aos 14 ou 16 anos.
Devido a isso, em algumas publicações mais recentes é possível encontrar a divisão das faixas etárias da seguinte forma:
Jovens - Indivíduos de até 15 anos;
Adultos - Indivíduos com idade entre 16 até 64 anos;
Idosos - Indivíduos de 65 anos em diante.
Além de constatar o aumento da idade média que o envelhecimento da população promove, também é necessário avaliar a proporção de idosos que a mesma apresenta. Dessa forma, faz-se necessário avaliar a distribuição dos indivíduos por essas faixas etárias, que resulta na estrutura etária da população estudada.
A estrutura etária de uma população é uma forma de conhecer suas características e pode ser retratada por meio das pirâmides etárias. Além disso, sua análise é de extrema importância, devido às implicações que a predominância de uma ou outra faixa etária pode trazer para o planejamento econômico de um país.
Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa
Pirâmides Etárias
A pirâmide etária é uma representação gráfica da distribuição de uma população segundo o sexo e a faixa etária. Em sua composição, os homens são representados do lado esquerdo e as mulheres do lado direito.
O eixo das ordenadas representa as faixas etárias, sendo que a base da pirâmide representa a população jovem; a parte intermediária simboliza a população adulta e o ápice corresponde à população idosa.
No eixo das abscissas, tem-se o conjunto populacional enquadrado em cada faixa etária, que pode ser representado em números absolutos ou em percentuais.
Tipos de Pirâmides Etárias.Tipos de Pirâmides Etárias
A forma da pirâmide etária de um país é constantemente associada ao seu grau de desenvolvimento. Nas nações mais pobres, que estão no início da transição demográfica, a base tende a ser mais larga, pois a taxa de fecundidade é alta e, ao mesmo tempo, a pirâmide começa a afinar nas camadas referentes à vida adulta, uma vez que a expectativa de vida nesses países é baixa.
Conforme a transição demográfica vai ocorrendo, a pirâmide vai se transformando, passando a ter um formato cujo centro é tão largo quanto a base. Essa mudança se deve ao aumento da expectativa de vida, elevando dessa forma, a população adulta e idosa. Esse cenário é comum em países em desenvolvimento.
Ao final da transição demográfica, a base da pirâmide tende a ficar mais estreita, tendo um predomínio de indivíduos no topo da pirâmide, sendo típica de países mais desenvolvidos. Esse fenômeno se deve à queda da fecundidade e o aumento da expectativa de vida.
Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa
Estrutura Etária Brasileira
Pirâmides Etárias do Brasil em 2010 e 2018 segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Pirâmides Etárias do Brasil em 2010 e 2018 segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
A transformação da estrutura etária brasileira se iniciou, de forma tímida, na década de 40, se acentuando após a década de 60, com declínio expressivo nas taxas de fecundidade, causando uma redução na taxa de crescimento populacional e alterando a forma da pirâmide etária.
Atualmente, o Brasil encontra em transição demográfica e por isso a proporção de jovens têm diminuído a cada ano, ao passo que o índice da população idosa aumenta.
O envelhecimento da população brasileira vem acontecendo de forma mais rápida em comparação a outros países. O IBGE estima que na próxima década, a população idosa crescerá quatro vezes mais rápido que a População Economicamente Ativa (PEA).
Explicação: Ou seja é dividido em 3 faixas erárias