2. A poluição do ar afeta muito a nossa saúde. Refere-se à contaminação do ar por
gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão e material biológico.
Esse tipo de poluição se dá com as substâncias que são chamadas de poluentes
atmosféricos e existem em forma de gases ou partículas provenientes de fontes
naturais (vulcões e neblinas) ou fontes artificiais produzidas pelas atividades humanas.
De acordo com um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2014,
a poluição do ar causou a morte de mais de 7 milhões de pessoas no mundo.
Quando você está em um ambiente com muita poluição atmosférica, qual (is) os
sentidos que mais podem sofrer?
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
Soluções para a tarefa
Resposta:
Irritação de mucosas e vias respiratórias, cânceres, alteração da água e solo, corrosões de construções e monumentos, inversão térmica, efeito de estufa e destruição da camada de ozônio são algumas consequências da ação desses
Resposta:
Explicação:
A poluição atmosférica é consequência, em maior parte, da ação humana, no sentido de introduzir produtos químicos e/ou tóxicos no ambiente.
A queima de combustíveis fósseis – e não só ela - propicia a liberação de monóxido de carbono, que corresponde a aproximadamente 45% dos poluentes liberados em grandes metrópoles. Inodoro e incolor, o CO tem capacidade de se ligar à hemoglobina sanguínea, podendo provocar asfixia.
Dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ácido nítrico, ácido sulfúrico e hidrocarbonetos são outros poluentes que contribuem para esse tipo de poluição. Irritação de mucosas e vias respiratórias, cânceres, alteração da água e solo, corrosões de construções e monumentos, inversão térmica, efeito de estufa e destruição da camada de ozônio são algumas consequências da ação desses. Partículas, como as de sílica e amianto podem ser cancerígenas, além de causar fibroses e enfisemas pulmonares.
Considerando que, em qualquer tipo de ambiente, indivíduos que o constituem possuem relações de dependência, o fim de uma população, por exemplo, pode causar drásticas consequências a toda comunidade. Como, obviamente, nossa espécie é uma delas, não devemos nos esquecer que podemos ser os principais prejudicados.