2.A polidactilia (presença de mais de cinco dedos em cada membro) é condicionada por um gene dominante.
Se um homem com polidactilia, filho de mãe normal, casa-se com uma mulher normal, qual a probabilidade
de:entre os polidáctilos, qual a probabilidade de serem homozigotos?
Soluções para a tarefa
A probabilidade de isso ocorrer é de 0%.
- Mas por que ?
Vamos ver o que a questão nos diz, ela nos disse que a polidactilia é condicionada por um alelo dominante. Isso significa que por ser uma característica de caráter dominante, uma pessoa com essa doença pode ser dada por 2 genótipos, são eles :
- E uma pessoa normal para essa doença ?
Será dada, obrigatoriamente , pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por pp), visto que uma característica de caráter recessivo, só vai se expressar, caso o alelo recessivo que condiciona a característica recessiva, estiver na ausência do alelo dominante, que por tabela, vai condicionar a característica dominante (no caso da questão, a presença de mais de cinco dedos em cada membro).
Dito isso, nos pergunta qual a probabilidade de entre os polidáctilos, nascerem homozigotos, a partir de um cruzamento de um homem que possui a doença, entretanto, é filho de mãe normal, que é casado com também uma mulher normal para essa característica.
- Vamos anotar o genótipo do casal :
- Mas se a polidactilia é dominante, como que nós podemos confirmar que o homem é heterozigoto e não homozigoto dominante ?
Bastante simples, podemos confirmar seu genótipo, com base no que a questão nos informou, ela nos disse que ele é filho de uma mulher normal (que possui como genótipo pp). Sendo assim, independentemente do pai ser polidáctilo homozigoto dominante ou heterozigoto, nós podemos confirmar que o filho do casal, certamente será heterozigoto.
- Isso porque sendo o pai dele homozigoto dominante :
p p
P Pp Pp
P Pp Pp
Nós percebemos que a partir desse cruzamento, a probabilidade de nascer um indivíduo heterozigoto e polidáctilo é de 100%, dado que 100% dos genótipos codificam essa característica.
- Sendo o pai dele heterozigoto para a polidactilia :
p p
P Pp Pp
p pp pp
E esse era justamente o cruzamento que iríamos fazer, então vamos analisar esse quadro de Punnett, para chegarmos na resposta correta.
Perceba que 50% dos genótipos são heterozigotos (Pp) e codificam uma pessoa com polidactilia, enquanto que 50% dos genótipos são homozigotos recessivos (pp) e codificam uma pessoa normal, sem a doença.
Sendo assim, perceba que a probabilidade de existir entre os polidáctilos (Pp), algum homozigoto (PP) é de 0%, já que 100% dos polidáctilos serão heterozigotos.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/47600188
Bons estudos e espero ter ajudado :)