Português, perguntado por leeh1816, 7 meses atrás

2-A pintura ao lado é uma das telas mais significativas do período Romântico na Europa. Pesquise e escreva sobre o seu significado: nome, autor,época, contexto histórico, cores, símbolos e importância para o Romantismo.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por anehSL
0

Resposta:

Nome: A Liberdade Guiando o Povo.

Ator: Eugène Delacroix.

Data: 1830.

Técnica: Óleo Sobre Tela.

Tamanho do Quadro: 260×325.

Localizado: Museu do Louvre, Paris.

Contexto Histórico: No momento em que Eugène Delacroix pintou o quadro, ele já era o líder reconhecido da escola romântica de pintura francesa. Nascido durante a Era do Iluminismo, deixou-se levar pelas ideias e pelo estilo do romantismo, rejeitando a ênfase no desenho preciso que caracterizava a arte acadêmica de seu tempo, e valorizou a cor livre.

Delacroix pintou A Liberdade no outono de 1830. Numa carta ao seu irmão, datada de 21 de outubro daquele ano, escreveu: "O meu mau humor está desaparecendo graças ao trabalho árduo. Embarquei num tema moderno - a barricada. Mesmo que eu não tenha lutado pelo meu país, pelo menos pinto para ele". O quadro foi exibido pela primeira vez no Salão de Maio de 1831.

Cores: E nessa tela, tais elementos têm maior importância ainda, pois apresentam um símbolo nacionalista francês. Grande parte da composição é formada por tons escuros, como ocres, marrons, pretos e cinzas. Entretanto, a bandeira da França na parte superior dá o tom vibrante à cena.

Símbolos: Delacroix retratou a Liberdade, como figura alegórica de uma deusa e como uma robusta mulher do povo. O monte de cadáveres funciona como uma espécie de pedestal, do qual a Liberdade se lança, descalça e com o peito meio descoberto, da tela para o espaço do espectador. Ela usa barrete frígio que se tornara símbolo da liberdade durante a Primeira República Francesa (1789-1794). Ela segura pelo mastro uma bandeira tricolor, que ocupa o eixo médio da tela. A pintura tem sido vista como um marco do fim da Era do Iluminismo, já que muitos estudiosos identificam o fim da Revolução Francesa como o início da Era Romântica.

Distinguem-se quatro outros personagens à beira da barricada. Há dois meninos de rua - um deles, usando uma boina e segurando duas pistolas, pode ter sido a inspiração para o personagem Gavroche, de Les Misérables de Victor Hugo; o outro, abaixado, quase rente ao solo, usa um boné de policial e segura uma espada. Há também um homem de cartola, o que sugere se tratar de um burguês, e, atrás dele, um proletário, usando uma boina e com um sabre na mão. Atrás, pode-se ver um estudante da prestigiosa École Polytechnique, identificado pelo tradicional bicorne. O que todos têm em comum é o olhar intenso e determinado. Ao longe, emergindo da densa névoa, veem-se as torres de Notre-Dame. A identidade do homem da cartola tem sido amplamente debatida. A sugestão de que seria um auto-retrato de Delacroix foi eliminada pelos historiadores da arte moderna. No final do século XIX, foi sugerido o diretor teatral Étienne Arago; outros têm sugerido o futuro curador do museu do Louvre, Frédéric Villot, mas não há consenso sobre este ponto. Os principais personagens se inscrevem dentro de um triângulo em cujo vértice está a bandeira. As cores predominantes são azul, branco e vermelho, que se destacam dos tons de cinza e marrom predominantes.

A importância para o romantismo: O tema de Liberdade Guiando o Povo é o levante de julho de 1830, na França, que causou a substituição do rei Bourbon Carlos X por Luís Felipe, duque de Orléans. Eugène Delacroix retrata um movimento crucial da revolta: o rompimento das barricadas pelos rebeldes. O povo lutava por ideais nacionalistas e republicanos.

Explicação:

Bom foi isso que eu coloquei no meu.

Perguntas interessantes