2. A perspectiva intergeracional e de ciclo de vida focaliza as transições previsíveis (casamento, nascimento, saída dos filhos de casa) e as imprevisíveis do ciclo de vida (morte, doença crônica e divórcio), bem como os ciclos desenvolvimentais da família, que ocorrem aproximadamente a partir de cinco estágios: o casamento; a paternidade; famílias com filhos adolescentes; famílias no meio da vida e famílias no estágio tardio da vida. Tais ciclos são definidos sob alguns critérios – idade dos pais, dos filhos, tempo de união do casal etc., – desde o início de sua constituição até a morte de um dos indivíduos (Cerveny & Berthoud, 2002). Essa perspectiva da família considera que a experiência da perda transforma os padrões de interação dentro do ciclo vital, exigindo uma reorganização familiar dos papéis e funções de cada membro no sistema familiar. (LUNA e MORÉ, 2013, p. 28-29). Assinale como Verdadeiro (V) a (s) afirmação (ões) que está (ão) de acordo com a concepção sistêmica sobre as repercussões da morte na família e como Falso (F) a (s) que não está (ão) de acordo. [ ] As teorias contemporâneas sobre a experiência da perda destacam uma concepção ampliada, concebendo-a como um processo interativo e contextual, abrangendo tanto o âmbito intrapsíquico quanto o cognitivo, familiar e social. [ ] O luto está relacionado tanto como sujeito que sofre uma perda, quanto com a família e a rede de relações sociais, na medida em que esses relacionamentos promovem o intercâmbio social, ou seja, conversações produtoras de narrativas e significados. [ ] A experiência de perda é um processo transacional que envolve o morto e os sobreviventes, num ciclo comum de rupturas e continuidade da vida familiar, sendo este o desafio mais difícil para uma família. [ ] O profissional considera irrelevante quem morreu, bem como as circunstâncias da morte, pois quem está enlutado é o indivíduo que está sendo atendido. Assinale as a alternativa com a sequência correta: a) V. V, F, V. b) F, F, F, V. c) V, V, V, F. d) V, F, V, F. e) V, F, V, V .
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
c) V, V, V, F.
A perspectiva intergeracional compreende um conceito que envolve as transições previsíveis, destacadas no texto, com grande enfoque para os ciclos de vida e morte.
Todavia, uma das características mais importantes encontra-se relacionada com a manutenção da saúde mental em relação as perdas, para que os individuos saibam viver a fase de luto, e serem capazes de manter a saúde mental, e posteriormente, se reconstruir.
Perguntas interessantes