2)“A partir das últimas décadas do século XX, uma nova etapa vem se consolidando na escalada dos donos dos meios de produção em direção à acumulação de capital. Trata-se da introdução dos recursos tecnológicos da informática no processo produtivo. […] Softwares computacionais desenvolvidos por empresas especializadas comandam máquinas de alta precisão e robôs, para que executem de maneira automática as tarefas antes realizadas por dezenas ou até mesmo centenas de operários, processo denominado de automação da produção industrial”.
Adaptado de BOLIGIAN, L.; ALVES, A. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2010. p.151.
O processo citado pelo autor do texto reverbera em uma série de consequências tanto no processo de produção industrial quanto na dinâmica socioeconômica e espacial, dentre as quais, NÃO podemos citar:
a) o processo de terciarização da economia, resultante da substituição dos trabalhadores por maquinários nos setores primário e secundário.
b) o processo de mecanização do campo, que contribuiu para a intensificação do êxodo rural e o crescimento acelerado das cidades.
c) a inserção do meio informacional na economia capitalista financeira através de novas descobertas científicas no campo dos transportes e da comunicação.
d) o aumento da alienação do trabalho graças à consolidação do sistema fordista de produção, favorecido pela proliferação de maquinários no campo produtivo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D)
Explicação:
a) Verdadeira – com a mecanização presente nos ramos industrial (secundário) e agropecuário extrativista (primário), há em curso um processo de transferência da mão de obra para o setor terciário da economia.
b) Verdadeira – a mecanização do campo, somada à industrialização das sociedades, contribui para a intensificação do processo de êxodo rural, que significa a migração em massa da população do campo para as cidades.
c) Verdadeira – a informatização da economia de mercado é algo recorrente, muito relacionada com o desenvolvimento da III Revolução Industrial, haja vista que a maior parte do dinheiro no mundo atual encontra-se na forma de bits de computador.
d) Falso – o sistema fordista, com os avanços da tecnologia da produção industrial, perdeu espaço para o Toyotismo, que visa à flexibilização do trabalho.