2.
A matriz de Leopold trouxe um grande avanço nas metodologias de avaliação de impactos ambientais. Ela, porém, possui alguns fatores limitantes, de maneira que tem-se utilizado algumas adaptações ao método. A respeito da metodologia denominada Matriz de Leopold, analise as sentenças a seguir:
I- Permite a atribuição de valores de magnitude e importância para cada impacto ambiental identificado.
II- Proporciona a valoração quantitativa dos impactos ambientais de maneira objetiva, eliminando o tratamento subjetivo existente na maioria dos outros métodos.
III- Favorece o cruzamento das ações que podem causar impacto, representadas por colunas, com os fatores ambientais que podem ser impactados, representados por linhas.
IV- Admite a identificação dos impactos ambientais secundários e de demais ordens.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e III
Explicação:
A matriz de Leopold possui um princípio básico, que é, inicialmente, assinalar todas as possíveis interações entre as ações e os fatores ambientais, para, em seguida, estabelecer em uma escala que varia, de 1 a 10, a magnitude e a importância de cada impacto, identificando se é positivo ou negativo.
Nesse método, valores numéricos podem ser atribuídos para indicar a magnitude e importância dos impactos. A valoração da magnitude é relativamente objetiva ou empírica, pois se refere ao grau de alteração provocado pela ação do empreendimento analisado sobre o fator ambiental. Por outro lado, a pontuação da importância é subjetiva ou normativa, uma vez que envolve atribuição de peso relativo ao fator afetado no âmbito do projeto.
A indicação dos impactos é assinalada nas células da tabela por meio de:
• símbolos ou desenhos, identificando o tipo de impacto;
• números ou vários pontos de tamanhos diferentes para indicar a escala dos impactos;
• comentários descritivos.