2. A Guerra Fria recebeu essa denominação por ser uma guerra travada no campo ideológico e político, ou seja, nunca houve um conflito direto armado entre as nações que estiveram no centro do conflito. Os países que foram protagonistas desse evento são: Estados Unidos da América x União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Acerca do período conhecido como Guerra Fria (1947-1991), é correto afirmar: *
1 ponto
a)A Guerra Fria durou de 1947 a 1991. Embora os dois países tenham se enfrentado diretamente , essa disputa entre eles por áreas de influência, desencadeou diversas guerras e ditaduras em diversos países.
b)No contexto da Guerra Fria, de um lado temos os EUA, economia socialista, do outro lado URSS, economia capitalista. Podemos citar como características dessa “guerra”: Polarização (socialismo x capitalismo); Interferência estrangeira em outros países; Corrida armamentista.
c)Essa disputa por áreas de influência vai se expandir para diversas regiões do mundo. A URSS controlava a Europa Oriental, parte da Ásia e chega a América Central, por Cuba, que vivenciava uma revolução, tendo como líder Fidel Castro. Os Estados Unidos comandam o chamado “bloco capitalista”, que influenciava a Europa Ocidental e o Japão. O maior símbolo dessa disputa por áreas de influência nessa “guerra” foi o Muro de Berlim.
d)Terminada a Segunda Guerra (1939-1945), os EUA, França, Reino Unido e Itália dividiram o território alemão entre eles: um Estado ocidental – aliado do “bloco capitalista” – e outro oriental – aliado do “bloco socialista”.
e)Com o acirramento da Guerra Fria, em 1961, um muro de três metros de altura, feito de concreto e arame farpado, é construído para evitar as fugas de cidadãos alemães que viviam do lado oriental, para o lado ocidental. O muro só foi derrubado em 1991
ajuda pfvrrrrr
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: a resposta é a B)
Explicação:
A Guerra Fria aconteceu entre 1947 e 1991 e marcou a polarização do mundo em dois blocos: um liderado pelos americanos e outro pelos soviéticos. Essa polarização gerou um conflito político-ideológico entre as duas nações e seus respectivos blocos, cada qual defendendo os seus interesses e a sua ideologia.
A Guerra Fria nunca gerou um conflito armado direto entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), mas o conflito de interesses entre os dois países resultou em conflitos armados ao redor do mundo e em uma disputa que ocorreu em diversos níveis como a economia, a diplomacia, a tecnologia etc.
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás