História, perguntado por brunavbezerra2610, 8 meses atrás

2. A Guerra do Contestado ocorrida no sul do Brasil, nas fronteiras de Santa Catarina e Paraná, envolveu posseiros, caboclos e interesses econômicas de uma grande empresa norte-americana. Sobre a Guerra do Contestado é INCORRETO afirmar que: *
10 pontos

a)No início do século a região do Contestado já era conflituosa, pois era disputada por dois estado, Santa Catarina e Paraná.

b)A guerra teve início quando um grupo de posseiros, liberados por João Maria, resolveram retirar os caboclos que viviam na região para ampliar as áreas de pastagens para o gado.

c)As tensões na região aumentaram quando a empresa Brazil Railway Company iniciou a construção da estrada de ferro São Paulo - Rio Grande do Sul.

d)O movimento foi fortemente influenciado pela a religiosidade popular.

Soluções para a tarefa

Respondido por Beatriz3945
6

Resposta:

A Guerra do Contestado aconteceu na região Sul do Brasil, entre os anos de 1912 a 1916. Foi um conflito armado entre camponeses e forças militares, havendo mais de 20 mil participantes.

O nome contestado foi dado, pois os conflitos eram ocorridos em um local de disputa territorial, entre o estado do Paraná e Santa Catarina.

Quais foram as causas da Guerra do Contestado?

guerra-do-contestado representada pelos revolucionários

A guerra do contestado foi motivada principalmente pelo desemprego e pela perda de terras dos camponeses. Uma empresa norte-americana com a ajuda dos coronéis, deu início a construção da estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul, porém para que isso ocorresse várias famílias tiveram que sair de suas terras, o que aumentou o desemprego entre camponeses e gerou insatisfação popular.  

 Além disso, quando a estrada de ferro ficou pronta, os trabalhadores daquela construção ficaram sem emprego e muitos tinham vindo de outros lugares para trabalhar naquela obra. Assim que ela foi terminada, ficaram sem onde morar e trabalhar, ou seja, haviam mais pessoas insatisfeitas.Outra causa que motivou a guerra do Contestado foi a compra de um grande espaço de terra da região por pessoas relacionadas à empresa construtora da estrada de ferro. Nessa área havia casas e as pessoas foram expulsas de suas terras, para a construção de uma empresa madeireira.

Nessa fase brasileira, as regiões mais precárias eram constantemente lideradas por religiosos de caráter messiânico, e a área do Contestado teve a presença do monge José Maria, que tinha grande força diante da população. O monge pregava a mensagem de que era necessário a criação de um novo mundo, governado pelas leis de Deus. Assim, ele conquistou vários fiéis, principalmente os camponeses insatisfeitos.

Explicação:

DESCULPA SE NÃO AJUDEI =(


brunavbezerra2610: obrigadaaa❤️
pamelaevangelista049: seria qual alternativa?
Perguntas interessantes