2 -
A função linear que contém os pontos (1,-2) e (5,7) é:
Soluções para a tarefa
Olá.
Toda função de primeiro grau tem a forma geral f(x) = ax +b, e seu gráfico é uma reta.
Função linear é um tipo especial de função do 1° grau onde b = 0, ou seja, a lei de formação (ou forma geral da função) é f(x) = a.x (com a real e diferente de zero). Isso faz com que a reta passe pela origem do plano cartesiano, cortando o eixo y na ordenada zero, porque b é zero.
Para descobrirmos qual é a função do primeiro grau a partir de seus pontos, substituímos as coordenadas dos pontos na forma geral da função.
Sabendo que o b já é zero, fazemos a substituição apenas na forma geral da função linear: f(x) = ax, ou, se quisermos, y = ax (pois f(x) é o mesmo que y).
Pontos têm a forma (x, y), então y = ax com as coordenadas x e y dos pontos fica assim:
(1, -2): x = 1 e y = -2
y = ax
-2 = a*1
a = -2/1
a = -2
Portanto, a função linear que contém o ponto (1, -2) é y = -2x.
(5, 7): x = 5 e y = 7
y = ax
7 = a5
a = 7/5
Portanto, a função linear que contém o ponto (5, 7) é y = (7/5)x.
Veja que não há possibilidade de uma função linear passar sobre esses dois pontos ao mesmo tempo, pois como função linear ela passa sobre a origem do plano cartesiano, ponto (0, 0). A função que passa por esses dois pontos ao mesmo tempo não é linear, é afim, e sua lei de formação é
, que dá para descobrir substituindo as coordenadas dos dois pontos na forma geral da função de primeiro grau (y= ax +b) e encontrando a e b, ou usando o método de determinante.
Agora, se o exercício foi mal digitado, ele poderia estar pedindo a função linear que passa por cada ponto. Aí sim, é possível. Seriam duas funções separadas, e as respostas já estão acima.