Filosofia, perguntado por caiiozinn, 10 meses atrás

2- “A estética é o campo da filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. O ser humano, desde a antiguidade, se volta para as questões estéticas e de percepção sensorial, além de atribuir valor às produções humanas, o que inclui a arte. A arte é o meio pelo qual o homem expressa um conceito e se manifesta, desde os primórdios até a atualidade. Os humanos fazem parte de um mundo já constituído e em construção, sendo necessária a reflexão tanto sobre a arte em si quanto às questões relacionadas à estética. Voltada principalmente para a beleza e à arte, a estética está intimamente ligada à realidade e às pretensões humanas de dominar, moldar, representar, reproduzir, completar, alterar, apropriar-se do mundo como realidade humanizada. Na contemporaneidade, a estética nos conduz para além do império da técnica, das máquinas e da arte como produto comercial, ou do belo como conceito acessível para poucos, na busca de espaço de reflexão, pensamento, representação e contemplação do mundo. O estudo da estética, campo próprio da filosofia, nos conduz ao período histórico clássico, espaço de seu surgimento, porém este não é um conceito engessado no tempo.” O conceito de estética vem sendo constituído ao longo da história:

a) pela necessidade de interpretação da arte em novos contextos culturais e sociais próprios da contemporaneidade.
b) pelo apelo gerado pelas novas maneiras de consumir a arte na sociedade de classes fruto da modernidade.
c) pela multiplicidade de manifestações da arte em diferentes formatos no mundo da contemporaneidade.
d) pelo reconhecimento da arte como forma de expressão dos interesses do mercado no mundo moderno.

Soluções para a tarefa

Respondido por alzerinasoares
16

Resposta:

.

Explicação:

a resposta correta e a letra c .

Respondido por larissamagrani
5

Estética corresponde à faculdade sensitiva do homem, trazendo à tona suas emoções e seus sentimentos (C).

A filosofia estética

Para Aristóteles, em seu livro "Poiética", a arte (poiesis) se difere da ideia de ação (práxis), pois, segundo o filósofo, poiesis corresponde à concepção estética, do sensível e da beleza.

Ela não tem compromisso com a verdade e sua função é despertar as emoções humanas através dos sentidos e da experiência sensual.

O belo está ligado aos sentimentos que aquela arte propõe ao seu espectador, criando e revelando emoções subjetivas e interpretações variadas a cada pessoa. A arte tem sua função e precisa ser realizada, mas, ao mesmo tempo, possui um caráter simbólico ao representar o lado sensível e aprimorar os sentidos e a imaginação do seu apreciador.

Saiba mais sobre estética em: brainly.com.br/tarefa/17826915

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes