2. A duvida - Metódica 'EM RENÉ DESCARTES :
Soluções para a tarefa
Resposta:
Descreve a estratégia usada por Descartes para encontrar a verdade, sendo o ato de duvidar de todas suas premissas até que não aja nenhuma duvida restante, sendo assim uma base confiável para construir toda a verdade.
Explicação:
Meu resumo: Em meio a tanta incerteza, duvidas, incoerências e mentiras, ele notou então que a maioria dos preceitos que tinha não possuía uma base confiável, até mesmos os seus sentidos se tornavam falsos e enganosos ao se tratar de um sonho, poderia então que a realidade fora um sonho e que nada daquilo fosse verdade, porém há algo que ele percebeu era que base era o que fundamenta a verdade de alguém, se você tem por base os sentidos, um sonho os quebra facilmente, logo ele tinha que abdicar de tudo e chegar em sua verdade inquestionável que fundamentasse então toda sua filosofia, ou seja duvidar era a base para isso, ele tinha que duvidar de tudo até de sua existência.
“A partir do momento em que desejava dedicar-me exclusivamente à pesquisa da verdade, pensei que deveria rejeitar como absolutamente falso tudo aquilo em que pudesse supor a menor dúvida, com a intenção de verificar se, depois disso, não restaria algo em minha educação que fosse inteiramente indubitável. Desse modo, considerando que nossos sentidos às vezes nos enganam, quis supor que não existia nada que fosse tal como eles nos fazem imaginar. Por haver homens que se enganam ao raciocinar, mesmo no que se refere às mais simples noções de geometria (...), rejeitei como falsas, julgando que estava sujeito a me enganar como qualquer outro, todas as razões que eu tomara até então por demonstrações. (...) Logo em seguida, porém, percebi que, enquanto eu queria pensar assim que tudo era falso, convinha necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. Ao notar que esta verdade penso, logo existo, era tão sólida e tão correta (...), julguei que podia acatá-la sem escrúpulo como o primeiro princípio da filosofia que eu procurava.”
René Descartes, “Discurso do Método”