2. A construção da identidade brasileira constituiu-se como um processo histórico, cultural e político desde a Independência, em 1822. Sobre a Identidade Nacional Brasileira marque (V) Verdadeiro e (F) Falso/Fake:
a) ( ) Contribuiu ainda para a existência da identidade nacional o fato de a língua portuguesa ser comum a todo o território, apesar de suas particularidades regionais.
b) ( ) Durante o Primeiro Reinado e o Período Regencial, não houve grandes avanços na construção da identidade nacional a não ser a formação de forças repressivas militares para garantir a ordem latifundiária e escravocrata em todo o território nacional.
c) ( ) A cultura da violência estatal permeou desde o início a formação da identidade nacional.
d) ( ) No âmbito da Literatura, o surgimento do Romantismo atrapalhou e vulgarizou bastante a construção dessa identidade
Soluções para a tarefa
Resposta:
v
v
v
f
Explicação:
A identidade brasileira foi decorrente de um processo de construção histórica, como em diversos outros países. Apesar de ter se iniciado após a Independência, em 1822, o processo de constituição da identidade nacional ganhou um impulso maior após a década de 1930, quando Getúlio Vargas chegou ao poder. A partir disso, pôde-se perceber que a construção da identidade, para além de um processo cultural, era também um processo político.
Os esforços para se constituir a identidade brasileira, que também é chamada de brasilidade, estão ligados à necessidade de uma coesão social que acompanhe a existência de um Estado que administra todo o território nacional. Dessa forma, a manutenção de uma máquina administrativa comum a todo o território nacional foi um primeiro passo na construção da identidade.
Contribuiu ainda para a existência da identidade nacional o fato de a língua portuguesa ser comum a todo o território, apesar de suas particularidades regionais. A língua seria então um elemento no conjunto de elementos culturais comuns que são constitutivos da cultura nacional.
Porém, durante o Primeiro Reinado e o Período Regencial, não houve grandes avanços na construção da identidade nacional, a não ser a formação de forças repressivas militares para garantir a ordem latifundiária e escravocrata em todo o território nacional. Os conflitos separatistas provinciais das décadas de 1830 e 1840 eram um obstáculo à integralidade territorial e também à coesão social do país recém-independente.
A forma com que esses conflitos foram reprimidos permite perceber que a violência repressiva do Estado contra conflitos sociais que pretendiam alterar a ordem vigente passou também a ser constitutiva da identidade nacional. A cultura da violência estatal permeou desde o início a formação da identidade nacional.
Sobre a Identidade Nacional Brasileira construída após a Independência de 1822, temos que a sequência correta é a seguinte: V – V – V – F.
A identidade nacional brasileira foi construída historicamente depois da Independência do Brasil que ocorreu no ano de 1822 e foi de fundamental importância para a sociedade atual. Um fato que contribuiu para esse processo foi a língua portuguesa ser comum no território do país.
A independência do Brasil foi um processo que se estendeu de 1821 a 1825. Com ela, o país procurava deixar de ser uma colônia de Portugal. A independência do Brasil foi proclamada no dia 7 de setembro de 1822, por Dom Pedro I, assegurando a emancipação do Brasil como colônia portuguesa. O dia 22 de setembro de 1822 foi um domingo.
O imperador Dom Pedro I levantou a espada e declarou a independência às margens do Rio Ipiranga, localizado no Estado de São Paulo.
É preciso destacar que o processo de independência não teve a presença de grandes conflitos armados com a coroa portuguesa, mas o regime político adotado passou então a se constituir uma monarquia constitucional.
Saiba mais sobre a independência do Brasil em: brainly.com.br/tarefa/17690733
Bons estudos!