Português, perguntado por Love6999999, 1 ano atrás

2- A Carta revela a visão de mundo do europeu, bem como seus valores e suas intenções em relação às terras recentemente encontradas. a) Caminha projeta no Novo Mundo a ideia de um paraíso habitado por homens puros. Justifique essa informação com elementos do texto. b) De acordo com Caminha, a salvação desses povos se daria por meio da conversão ao catolicismo. Levante hipóteses: Que outras intenções estariam ligadas a esse propósito religioso de salvar a alma dos índios?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
1748

Olá,

O enunciado refere-se à Carta de Pero Vaz de Caminha, que descrevia as terras brasileiras recém-encontradas.

A) Ele afirma que os homens são puros porque nem sequer utilizam roupas, ou seja, não há o pudor e a malícia presente nos europeus, tal como, até o momento, mostraram-se pacíficos ao negociar e auxiliar os portugueses.

B) A ideia de catolizar os índios também abria a possibilidade para casamentos, ainda que é provável que a principal intenção de Caminha era mostrar a necessidade de conversão e de imposição cultural dos portugueses perante os nativos, para a posterior exploração da mão de obra e dos territórios.

Espero ter ajudado!

Respondido por MPia22
1

Acredito que você esteja se referindo à  “Carta a el-Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil”, ou, simplesmente, "Carta de Pero Vaz de Caminha".

Apresentando uma visão do europeu, a carta, considerada o documento mais importante sobre o descobrimento do Brasil, foi a maneira encontrada pelo Rei Dom Manuel para recolher informações sobre as terras e metais preciosos, sendo Caminha o responsável por escrevê-la.

Brasil, um paraíso habitado por homens puros

Obra importante do período Quinhentista, a carta de Pero Vaz de Caminha apresenta algumas características do período, como:

  • Apresentar uma composição de caráter religioso e, também, documental;
  • Utilizar de linguagem simples para exaltar a terra e a natureza;
  • Utilizar de maneira exagerada superlativos e adjetivos.

Sabendo disso, é possível perceber um paralelo comparativo entre as terras descobertas com o Jardim do Éden, um lugar que poderia prover o povo europeu de "riquezas infinitas", através de suas "terras de natureza sagrada".

Os homens encontrados seriam, na visão religiosa, como Adão e Eva. Puros e desprovidos de vestimentas, vergonhas ou qualquer pudor - algo que seria impensável na sociedade européia.

“Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas.”

“Nem estimam de cobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto.”

A Conversão ao Catolicismo

A conversão forçada ao catolicismo imposta pelos europeus aos indígenas aqui encontrados tem sua base estruturada, principalmente, em uma necessidade de poder utilizar seu conhecimento na terra para procurar e explorar metais preciosos.

Através do catolicismo, além de inserir sua própria cultura sobre os índios, eles ensinaram sua língua, auxiliando a comunicação entre ambos os povos.

Conheça mais sobre o Descobrimento do Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5692932

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes