2- A característica guerreira da sociedade mesopotâmica deu origem a uma rígida divisão do trabalho, marcado por uma sociedade desigual. Cada individuo tinha tarefas a cumprir na sociedade, de acordo com a camada social a que pertencia. Descreva a função de cada um dos segmentos sociais na vida política, religiosa e econômica da Mesopotâmia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mesopotâmia: Foi a região que conheceu as primeiras formulações do direito. Os Sumérios, os Acadianos, os Hititas, os Assírios redigiram textos jurídicos que se podem chamar “códigos”, os quais chegaram a formular regras de direito mais ou menos abstratas. A Mesopotâmia e o Egito possuíam algumas diferenças em seus aspectos geográficos, políticos e econômicos, fato que influenciou sobremaneira os institutos jurídicos dessas civilizações. Os mesopotâmicos e egípcios formaram suas civilizações em torno dos rios Tigre, Eufrates e Nilo, respectivamente.
Semelhanças: —Ambos os povos foram beneficiados por um solo propicio à agricultura e à navegação fluvial, essencial para o transporte de mercadorias e sofisticação do comercio.
Diferenças: —Nilo: período de cheias e recuos das águas previsíveis e estáveis — influência na religião, como a imortalidade do faraó e sua associação com a divindade. —
Tigre e Eufrates: instáveis — a monarquia representa a luta de uma ordem humana, com todas as suas ansiedades e fragilidades, para se integrar ao universo.
POLÍTICA —Mesopotâmia: civilizações baseadas na organização em cidades-estado.
ECONOMIA —Mesopotâmia: carente de minerais (exceção do cobre), resultando em uma dependência muito maior do comércio.
Explicação: