Biologia, perguntado por parduimv, 6 meses atrás

2) A capacidade de enrolar a língua em U, mostrada a seguir, é uma característica hereditária dominante, condicionada por um par de alelos, aqui denominados N (alelo dominante) e n (alelo recessivo). o heredograma a seguir apresenta sua transmissão ao longo das gerações de uma família. analise-o e responda às questões propostas em seu caderno.

(1) (2)
nn NN

(3) (4) (5)
(6)

A)Qual é o genótipo dos indivíduos 3,4 e 5?
B)Qual a probabilidade de o indivíduo 6 com a capacidade de enrolar a língua em U? neste caso, qual seria seu genótipo?
C)Qual a probabilidade de o indivíduo 6 nascer sem a capacidade de enrolar a língua em U? Neste caso, qual seria seu genótipo?
D)Caso o indivíduo 6 não possua a capacidade de enrolar a língua em U e tenha um filho com uma pessoa que possua o genótipo NN, qual a probabilidade de o filho desse casal ser capaz de enrolar a língua em U?

Me ajudem, obrigado

Soluções para a tarefa

Respondido por franfarias798
32

Resposta:

1° Genótipo do casal

A questão diz que a capacidade de enrolar a língua é uma característica dominante, logo, um alelo "A" é o que o determina.

O homem possui a característica e é heterozigoto, isto é, os alelos diferem entre si. Logo, o genótipo do rapaz é Aa.

A mulher não possui a característica, portanto, só pode ser homozigota recessiva, aa.

2° Cruzamento e Probabilidade

Aa x aa: Aa, Aa, aa, aa

A questão pede a probabilidade de filhos incapazes de enrolar a língua, isto é, homozigotos recessivos, como a mãe. Nesse caso, temos uma proporção de 2/4, que é igual à 50%.

Explicação:

espero ter ajudado


gabriellymaria051: an?
gabriellymaria051: N entendi nd
gabriellymaria051: qual é a,b,c,d????
diulianacristinahein: tbm não sei
marii17hyuga: Ouxi tendi foi nd
alineveloso35: :^ o cara nem colocou as questões
Respondido por lauraaxda
6

A)  Se (3) e (4) são filhos do casal (1) e (2), portanto, todos são heterozigotos (Aa).  O indivíduo (5) não é afetado. Portanto, (5) é um homogizoto recessivo (aa).

B) O indivíduo (5) não é afetado (aa) e tem tem um filho com a mulher (4), que é heterozigota e portanto afetada. Isso significa que o filho desse casal deve ter recebido pelo menos um alelo dominante dos pais.  O indivíduo (6), sendo fruto de um casal Aa X aa, tem 50% de chances de ter o genótipo Aa (capaz de enrolar a língua).

C)  50% de chance de ter o genótipo aa (incapaz de enrolar a língua).

D) O indivíduo NN daria aos filho pelo menos um alelo dominante. Portanto, todos eles seriam capazes de enrolar a língua em U.

Características hereditárias dominantes

  • Os genes dominantes determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples no genótipo de um indivíduo, portanto, vemos situações como as do filho do casal (1) e (2), na qual todos os filhos são heterozigotos mas mesmo assim todos são afetados pela característica.
  • Nesse caso, (2) pode ser considerado um dominante homozigoto puro, pois não possui nenhum alelo negativo.

Veja mais questões com heredogramas aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/52512222

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes