2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) constituí um documento normativo que engloba o conjunto de aprendizagens essenciais necessárias para os alunos desenvolverem na jornada da educação básica, para que tenham garantidos seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, conforme preconiza o Plano Nacional de Educação (PNE). Sendo assim, um dos grandes objetivos da BNCC é: A. Definir os conteúdos específicos a serem desenvolvidos em cada uma das regiões brasileiras B. Definir os conteúdos mínimos a serem desenvolvidos apenas no Ensino Fundamental C. Garantir a igualdade e a equidade educacional a todos os alunos da Educação Básica D. Definir as metodologias educacionais a serem desenvolvidas nas escolas brasileiras. E. Definir os conteúdos mínimos a serem desenvolvidos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
Garantir a igualdade e a equidade educacional a todos os alunos da Educação Básica
Resposta:
Adg4 - Linguagem e Oralidade
1) Os campos de experiência descritos na BNCC pressupõem o trabalho com o mais variado tipo de textos. Para cada campo, há indicações de textos que podem ser utilizados, dados os diferentes objetivos: no ________, gêneros orais menos institucionalizados são utilizados; para práticas em que são exigidos gêneros mais institucionalizados, os textos propostos no ________ suprem as necessidades. Se o foco for coleta de dados e informações, podemos propor prática a partir do ________. Já para os textos que contempla contos, fábulas e poemas, por exemplo, o ________ oferece subsídios para o trabalho em sala de aula.
d) campo da vida cotidiana / campo da vida pública / campo das práticas de estudo e pesquisa / campo artístico-literário
2) ( ) a educação no Brasil prevê conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental.
( ) uma base nacional comum permite que todos os alunos da educação básica aprendam os mesmos conteúdos e desenvolvam as mesmas competências.
( ) cada etapa da Educação Básica segue uma estrutura específica na BNCC.
( ) as diretrizes comuns para toda a educação brasileira são elaboradas pela BNCC, de maneira democrática.
c) V – V – F – V
3) I. a BNCC nos mostra que a oralidade é prática de linguagem própria das situações orais, sejam elas face a face ou não.
II. a produção de gêneros orais, os contextos e as situações sociais em que um determinado gênero oral aparece precisa ser refletido.
III. além de pensarmos na produção de textos orais, é preciso considerar a compreensão dos textos orais.
IV. os alunos precisam saber quais as diferenças estruturais que os gêneros orais apresentam.
e) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
4) I. os mais variados gêneros textuais são indispensáveis para o trabalho com leitura e escrita na escola.
II. são os diferentes gêneros textuais orais e escritos que possibilitam a contextualização socio-histórica.
III. a escola tem a função de ir além e oferecer aos alunos uma gama de gêneros textuais que circulam no social.
IV. a contextualização textual se restringe aos textos de que os alunos gostam e que usam no dia-a-dia
b) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.