2)
A abordagem contemporânea pós-estruturalista, afirma que geógrafos como Harvey, Peet, Thrift, Gregory e Walford, Macmillan, Kobayashi e Mackenzie, Clocke, Philo e Sadler, Johnston, Suodart, Ley, Dear, Santos, Silva, dentre muitos outros, são exemplos de pesquisadores que vêm constantemente reavaliando a disciplina em suas abordagens teóricas, buscando novas propostas de "remodelar", "refazer", "abordar", "mudar".
Assim:
I – A corrente pós-estruturalista se caracteriza por uma variedade de caminhos a serem seguidos, em sua crítica ao estruturalismo e ao positivismo.
II - O traço comum a esta corrente é a recusa a aceitar uma única interpretação a respeito da sociedade e seu espaço.
III - A influência de Geertz, Foucault e Said é considerável para essa corrente.
IV - O estudo de Duncan sobre a política de interpretação da paisagem na capital do reino de Kandy, Sri Lanka, no primeiro quartel do século XIX, constitui-se em notável exemplo, assim como os estudos focalizando as controvérsias a respeito das formas simbólicas espaciais.
A alternativa correta é:
Alternativas:
a)
V, F, F, V;
b)
V; V; V, V;
c)
V; F; V, F;
d)
F; F; F, F;
e)
F; F; V, V;
3)
A partir das mudanças ocorridas, principalmente nas ciências humanas nas décadas de 1970 a 1990, temos a entrada de algumas novas abordagens sobre as relações sociais e culturais, com especial atenção para as obras de Michel Foucault; Deleuze e Guattari; Bruno Latour; Donna Haraway; e na geografia cultural as propostas de Jonathan Murdoch (2008); Nigel Trhift (2001) e Hayden Lorymer (2009) entre outros.
Assim:
I - É dentro desta perspectiva que vamos nos debruçar a tentar acompanhar o pensamento geográfico e suas implicações na concepção e intepretação da cultura, do espaço e de suas relações.
PORQUE:
II - Uma das questões que contribuem para essas modificações é a noção de agente. A "agência" das transformações sociais forma, até então, exclusividade da humanidade, legando a um segundo plano todos os outros aspectos relacionados a agencia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
6)
A questão pós-moderna gira em torno de alguns eixos de discussão, onde muitas vezes cada um deles segue caminhos próprios tornando-se um ramo de debate específico. É dessa diversidade que surge a dificuldade de ordenar, estabelecer parâmetros e compreender conceitos e problemas relacionados com essa temática.
Além disso, um esquema que resumido das características da pós-moderno:
I - O pós-moderno se expressa na sociedade de consumo personalizado (fase do capitalismo tardio), onde frequentemente tenta-se provocar a "sedução" do sujeito, com o intuito de arrebanhá-lo para uma "moral hedonista", de valores calcados no prazer de usar bens e serviços.
II - Nos anos 60-70, o movimento pós-moderno migrou da arquitetura para a pintura e a escultura, depois para o romance, sobressaindo o estilo satírico, pasticheiro e sem esperança. Os pós-modernistas querem, num primeiro momento, rir levianamente de tudo.
III - Já metamorfoseado, a partir do final dos anos 70, o pós-modernismo passou a assumir estilos de vida e migrou também para a área da filosofia. Nesses dois âmbitos vicejam ideias tidas como sinistras: o "niilismo", o nada, o vazio, a ausência de valores e de sentido para a vida. Houve uma entrega ao presente e a necessidade de viver o momento e o prazer do momento, acompanhados da entrega ao consumo e ao individualismo.
IV - O pós-modernismo é típico das sociedades pós-industriais.
V - O pós-modernismo está associado à decadência das grandes ideias, valores e instituições ocidentais Deus, Ser, Razão, Sentido, Verdade, Totalidade, Ciência, Sujeito, Consciência, Produção, Estado, Revolução, Família.
A alternativa correta é:
Alternativas:
a)
V, F, F, V, F;
b)
V; V; V, V, V;
c)
V; F; V, F, V;
d)
F; F; F, F, V;
e)
F; F; V, V, V;
Soluções para a tarefa
questão 1 a resposta correta é alternativa B
2 É A
3 É B
4 É B
5 É B
2- a) V, F, F, V;
A geografia passa por diferentes momentos, dentro do pós estruturalismo algumas tendências a críticas ocorrem de maneira quase que natural. Eles confrontam as ideias iniciais do estruturalismo e debatem acerca dos elementos como socieda, paisagem, transformações sendo ocasionadas pelo meio.
3 - b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Embora ambas as ideias correspondam a ideia de geografia e as mudanças nela inseridas, uma não corresponde a justificativa da outra. Apenas debatem a respeito de perspectivas e as questões que estão envoltas da geografia, que nos ajudam a compreendê-la e assim também entender o meio.
6 - d) F; F; F, F, V;
O pós modernismo foi uma fase de quebra das ideias do mordenismo, buscando retomar os aspectos relacionados a razão e a ciências, além do uso de métodos plurais que ajudam a desenvolver e compreender os elementos de espaço e tempo.
Nessa área temos como um dos principais autores o geógrafo David Harvey, que busca reformular os elementos relacionados aos campos geográficos.
Mais info: https://brainly.com.br/tarefa/21233585