2
6
DS
Imprimir VOLTAR
ATIVIDADE 3 - GRH - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 2019B1
Período
24/06/2019 08:00 a 05/07/2019 23:59Horário de Brasília
Status
ABERTO
Nota máxima
0,50
Data Final
05/07/2019 23:59 Horário de Brasília
Finalizado
Não
Nota obtida
-
Data Gabarito
06/07/2019 Horário de Brasília
Finalizado em
-
Data e Hora Atual
26/06/2019 10:03:21 Horário de Brasília
10 QUESTÕES
Clique no número da questão para visualizá-la
Enunciado:
QUESTÃO 3
As definições para o conceito de negociação se diferem e se complementam entre si. Alguns autores, ao focalizarem o negociador na interação face a face, enfatizam a intenção de se obter algo em troca, abordando a questão da comunicação e dos processos de resolução de conflitos e obtenção de consensos. Kersten e Noronha (1999) classificam esse caráter processual da negociação em três fases principais: a pré-negociação, a negociação e a pós-negociação. A etapa de pré-negociação envolve a compreensão do problema, suas questões e opções, os posicionamentos e os interesses entre as partes e os fatores externos que podem influenciar. A fase de negociação propriamente dita é o momento em que as propostas e contrapropostas são colocadas na mesa para avaliação. É a própria condução da negociação, onde as partes agem segundo estratégias próprias. Por fim, a etapa de pós-negociação ocorre a dinâmica dos processos de feedbackavaliando os resultados obtidos e a elaboração do termo de compromisso.
IPIRANGA, A. S. R.; MOREIRA, M. F. C.; LOPES, L. L. S.; FROTA, L. A. A.; COIMBRA, L. M. B. A aprendizagem social subjacente às práticas de negociação: uma abordagem das questões socioambientais em uma organização multiatores. Revista de Administração Pública, v. 48, n. 1, p. 131-158, 2014.
Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir a respeito das definições do termo de negociação baseadas na visão de autores considerados de grande relevância para a área de negociação.
I. Para Nierenberg (1981) a negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes.
II. Kozichki (1998) define negociação como a arte de se alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade.
III. Segundo Sparks (1992) a negociação é uma atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha, que permite que ambas as partes alcancem um resultado satisfatório.
IV. De acordo com Cohen (1980) a negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma "rede de tensão".
V. Steele, Murphy e Russill (1995) afirmam que a negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, IV e V, apenas.
Alternativa 2:
II, III e V, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Alternativa 4: I, II, III e IV, apenas.
O processo de negociação tem a finalidade de encontrar que ideias, propósitos e interesses sejam aceitos para que as partes envolvidas acabem o processo de negociação sabendo que foram ouvidas e puderam argumentar seus pensamentos.
De acordo com Nierenberg, a negociação afeta todos os relacionamentos humanos. Para Kozichki, a negociação consiste em uma arte que visa o alcance de um acordo. Sparks defende que a negociação é um elemento de barganha. E segundo Cohen, a negociação pode influenciar o comportamento humano.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás