ENEM, perguntado por dutramonica8, 10 meses atrás


2
2. Questão objetiva que trata do fenômeno religioso. Analise com atenção as afirmativas que seguem e depois responda ao que é proposto.
I – Para o Cristianismo, o significado essencial da religião repousa na moralidade.
II – Teologia revelada refere-se ao conhecimento de Deus que se fundamenta na experiência de se observar o mundo e seus fenômenos naturais.
III – A religião traz, em sua formulação básica, a busca do ser humano em obter respostas a algumas das indagações que lhe são próprias como sua origem, identidade e destino.
IV – Tolerância religiosa significa concordar com princípios defendidos por outras religiões e aceitar seguir seus rituais sem tentar modificá-los.
Está correto o que se afirma em:
Peso: 1.0
apenas I.
apenas I e II.
apenas III.
apenas III e IV.
apenas IV.
3
3. Analise o texto que segue e depois responda ao que é proposto.
No capítulo que trata acerca das relações entre religião e ciência, saúde e espiritualidade, entendemos que elementos da fé representam um ponto importante a ser considerado nas questões de saúde coletiva, como podemos observar nos dados analisados por Jeff Levin, do National Institute for Healthcare Research, dos Estados Unidos. Tais dados resumem os resultados obtidos nas pesquisas sobre espiritualidade e fé em relação à saúde em um amplo conjunto de aspectos. Sobre esse tema, de acordo com as informações trazidas no capítulo dois do livro-texto, conclui-se que:
I. mesmo que hajam estudos e pesquisas demonstrando benefícios da fé e espiritualidade sobre a saúde integral do ser humano, as relações entre medicina e religião não estão desprovidas de tensões e conflitos. No início da história humana, as duas áreas já foram muito ligadas, mas com o advento da ciência foi havendo uma gradativa e crescente separação que hoje, aos poucos, vem sendo superada.
II. numa análise crítico-histórica, chega-se à conclusão de que a religião, ou mais especificamente a igreja cristã, foi, ao longo de toda sua história no Ocidente, um grande entrave para o avanço da arte curativa. Os cuidados médicos são vistos pela religião como uma falta de confiança na ação de Deus sobre o doente, motivo pelo qual rejeita-se a ciência médica no âmbito das igrejas cristãs.
III. segundo algumas pesquisas, a fé, pura e simples, beneficia a saúde ao inspirar pensamentos de esperança e de otimismo e expectativas positivas frente aos desafios da vida. Da mesma forma, a afiliação religiosa e a participação como membro de uma congregação religiosa beneficiam a saúde ao promover comportamentos e estilos de vida saudáveis.
É correto o que se afirma em:
Peso: 1.0
I, II e III.
apenas I e II.
apenas II e III.
apenas I e III.
apenas II.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
7

Olá,

2. apenas a alternativa III está correta

I - incorreta. O cristianismo baseia-se na fé em Jesus Cristo, sendo sua doutrina essencial baseada em três princípios: Jesus é Deus em carne; salvação pela graça; a Ressurreição de Cristo.

II - incorreta. A teologia revelada, sagrado ou sobrenatural estuda Deus, mas sua origem não é o conhecimento natural do mundo (a natureza), mas os dados da revelação (graça).

III - correta.  A religião é uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade.

IV - incorreta - Tolerância religiosa é o respeito com a crenças religiosas de outras pessoas e diferente da sua.

3. apenas as alternativas I e III estão corretas

I - correto. Apenas no fim do século passado e no início deste século é que o ato de orar, ao alcance de qualquer mortal, tornou-se objeto de pesquisa. Porém, nota-se que a relação de alguns setores da Igreja com a evolução natural continua difícil.

II - incorreto. Temos que ser cautelosos. Sabemos que a doutrina cristã e as instituições cristãs desempenharam papéis cruciais na modelagem dos fundamentos metodológicos daquilo que com o tempo se transformou na ciência moderna

III - correto. Pessoas com temperamento forte quando convertidas se tornam mais tolerantes, pois a pratica da fé leva a pessoa a rever valores, padrões morais e a se tornar uma pessoa melhor.

Perguntas interessantes