2- 1o PASSO: Devemos ouvir e nos informar sobre a música que pretendemos estudar (Qual o gênero e o estilo da música?
É música clássica? Samba? Funk? Música caipira? Qual sua origem? Algumas curiosidades.)
No nosso caso trata-se do CATIRA. Um estilo de dança caipira exclusivamente brasileira marcada por um ritmo musical próprio caraterizado pela batida das mãos (palmeado) e dos pés (sapateado). É um dos estilos de dança mais famoso do nosso folclore brasileiro, também é conhecido pelo nome de “cateretê”. Tem sua origem influenciada nas culturas africanas, europeias e indígenas. É típica do interior do Brasil e é também um elemento representativo da cultura e da tradição mineira. Foi difundida em diversas regiões brasileiras principalmente nos lugares em que predomina a influência da cultura rural, sertaneja e caipira. Sua divulgação se deve aos boiadeiros/tropeiros (aquelas pessoas que levavam a boiada de um lugar para outro). Conta a história que esses boiadeiros cavalgavam longos quilômetros conduzindo a boiada. Como eles andavam a cavalo não dava para levar muita coisa, no máximo uma viola, além de alimentos, é claro. No meio do caminho os boiadeiros paravam para descansar e dar uma relaxada então neste momento o violeiro puxava o som da viola e os demais que não tinham instrumentos musicais contribuíam batendo palmas e os pés, o resultado dessa brincadeira de boiadeiros foi a o Catira – a mais antiga manifestação da cultura caipira.
Na sua origem a catira era uma dança típica masculina, apenas os boiadeiros dançavam, por isso o traje da dança é composto de chapéu, calça, camisa, lenço e botina (traje de boiadeiro). Hoje, já é dançada por homens, mulheres, crianças, jovens e adultos.
Veja que interessante: No ano de 2010 a cidade mineira de Uberaba sediou o 1o festival Nacional de Catira e tornou-se a capital do catira. Uma grande riqueza para Minas Gerais.
2o PASSO: Vamos ler e interpretar o texto da música para compreender e sentir a poesia que a canção está nos oferecendo.
Nossa música escolhida é “Catira do Passarinho” dos compositores Celso Pan e Jacqueline Baugratz:
“No pé da laranjeira tem um ninho de barro. Pode ser do João. João de Barro. Sabiá laranjeira tem o peito dourado. Voa, canta canção pros namorados. Queria ser passarinho pra poder olhar pra baixo. Ver tudo pequenininho casa, cavalo e riacho”.
Leia a letra da música converse com a criança e ajude-a a entender do que se trata o texto musical: O que tem no pé da laranjeira?
Você já viu um ninho de barro? Quem é o João de Barro? Como é o peito do sabiá laranjeira? Pra quem o sabiá laranjeira canta?
Porque o compositor queria ser um passarinho? Você já se imaginou se fosse um passarinho voasse alto e pudesse ver as coisas lá de cima, nos conte como seria? Vamos aproveitar este momento para fazer um lindo desenho e pintar nossa música com suas personagens e paisagem. Use sua imaginação, explore o cenário musical e ilustre suas ideias em um papel sulfite.
3o PASSO: Construir a coreografia da dança. Para aprendermos o ritmo vamos inicialmente trabalhar duas frases. A primeira frase vamos bater uma palma para cada sílaba das palavras mantendo sempre a pulsação fluente da pronúncia, ok?
Frase 1 (palmeado): Mão, mão, mão, chocolate quente, mão.
Tá Tá Tá Tátátátá Tátá Tá
Observação: No palmeado as palmas devem ser com as mãos no formato de estrela para o som das palmas serem mais agudos.
No formato de estrela as mãos são bem abertas com os dedos separados:
Frase 2 (sapateado): Pé, pé, pé, chocolate quente, pé.
Tá Tá Tá Tátátátá Tátá Tá
Observação: No sapateado os pés devem ser alternados, ou seja, para cada sílaba entoada bate-se um pé diferente, iniciando sempre com o pé direito.
4o PASSO: Ensaiar bastante e se divertir numa apresentação (numa audição, recital ou show)
Muito bem, depois de praticar bastante o palmeado e o sapateado acima, agora é hora de desenvolver nossa coreografia com a
música. Se você não tem acesso a gravação da música, não tem problema você pode criar uma melodia sobre o texto da canção e cantar. O canto sempre é alternado com o palmeado e o sapateado. Vamos lá?
“No pé da laranjeira tem um ninho de barro
Pode ser do João. João de Barro.
Pode ser do João. João de Barro.
VEM O PALMEADO
VEM O SAPATEADO
Sabiá laranjeira tem o peito dourado
Voa, canta canção pros namorados.
Voa, canta canção pros namorados.
VEM O PALMEADO
VEM O SAPATEADO
Queria ser passarinho pra poder olhar pra baixo
Ver tudo pequenininho casa, cavalo e riacho.
Ver tudo pequenininho casa, cavalo e riacho”.
VEM O PALMEADO
VEM O SAPATEADO
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas interessantes