2.1: (UFT-TO) As formas de resistência podem ser elementares e espontâneas, como a reação dos dinamarqueses que acabavam de tomar seu chope e iam embora do bar assim que entrava um oficial alemão. Entre os exemplos mais elaborados contam-se a recusa dos religiosos e professores noruegueses de se alistarem, ou as manifestações espontâneas de Praga, em 28 de outubro, data da independência, pelos estudantes secundários. Também foi importante a constituição, na Polônia, de uma sociedade paralela, subterrânea, que passa a educar os jovens desde que os alemães suprimiram as características nacionais do país para germanizá-lo.
(FERRO, Marc. História da Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Ática, 1995. p. 126.)
Com base no texto, considere as afirmações a seguir.
I. A resistência, forma de luta contra o domínio alemão durante a Segunda Guerra Mundial, ocorreu tanto no cotidiano dos envolvidos quanto nas organizações civis e militares armadas.
II. A resistência, ação exclusiva da Primeira Guerra Mundial, ocorria tanto no cotidiano dos civis quanto nas ações armadas planejadas.
III. Além da conjugação de forças militares de americanos, ingleses e russos, os focos de resistência civil foram importantes para o enfraquecimento do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
IV. Os líderes dos países considerados aliados condenaram as resistências dos civis dinamarqueses, noruegueses e poloneses, ainda que essas manifestações fossem consideradas importantes para a derrocada do nazismo.
V. A resistência espontânea entrou para a história como uma das mais eficazes formas de luta contra o nazismo.
Assinale a alternativa contendo apenas as afirmações CORRETAS em relação ao texto de Marc Ferro:
A) I, I, III e IV.
B) I, IV e V.
C) II, III, IV e V.
D) I, III e V.
E) I, II e V.
Soluções para a tarefa
A resistência ao nazismo foi realizada de diversas formas em diferentes partes da Europa, tanto por exércitos regulares como por civis armados que buscavam resistir à uma invasão estrangeira que visava destruir o seu país e a sua cultura.
- Analisando as afirmações:
I. CORRETA - A resistência podia ser simbólica, como no caso dos dinamarqueses, ou feita de forma armada, como no caso dos comunistas italianos.
II. FALSA - As resistências tratadas no texto ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, e não da Primeira. Além disso, esse tipo de ação pode ocorrer em qualquer guerra, não tendo sido um fenômeno exclusivo de nenhuma guerra.
III. CORRETA - As ações de forças de resistência foram muito importantes para minar o exército nazista. Os partisans impuseram perdas severas para os alemães na Rússia, Itália, França, etc.
IV. FALSA - Os líderes dos países Aliados viam com bons olhos essas ações, até porque elas ajudavam no esforço de guerra contra o Eixo.
V. CORRETA - A resistência era feita quase sempre de forma imprevista e como era motivada pelos mais altos sentimentos de oposição ao regime nazista, elas possuíram um valor simbólico altíssimo na luta contra o nazismo em geral.
- Portanto, a alternativa contendo apenas afirmações CORRETAS é:
D) I, III e V.
Continue estudando em:
- O que foi o nazismo?
https://brainly.com.br/tarefa/2161729
Bons estudos!