2 1 — (ENEM 2015) - Leia atentamente e responda: À garrafa Contigo adquiro a astúcia de conter e de conter-me. Teu estreito gargalo é uma lição de angústia. Por translúcida pões o dentro fora e o fora dentro para que a forma se cumpra e o espaço ressoe. Até que, farta da constante prisão da forma, saltes da mão para o chão e te estilhaces, suicida, numa explosão de diamantes. PAES, J. P. Prosas seguidas de odes mínimas. São Paulo: Cia. das Letras, 1992. a) A reflexão acerca do fazer poético é um dos mais marcantes atributos da produção literária contemporânea, que, no poema de José Paulo Paes, é expressado através de quê? 2 — Leia atentamente: Carta ao Tom 74 Rua Nascimento Silva, cento e sete Você ensinando pra Elizete As canções de canção do amor demais Lembra que tempo feliz Ah, que saudade, Ipanema era só felicidade Era como se o amor doesse em paz Nossa famosa garota nem sabia A que ponto a cidade turvaria Esse Rio de amor que se perdeu Mesmo a
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Olá!
1. a) A reflexão acerca do fazer poético é um dos mais marcantes atributos da produção literária contemporânea, que, no poema de José Paulo Paes, é expressado através de quê?
R= Através do processo de contenção, amadurecimento e transformação da palavra, representado pelos versos "numa explosão / de diamantes".
2. Está incompleta, mas posso lhe ajudar.*
R= O tom utilizado entre o eu poético e o interlocutor é o tom Nostálgico. E o assunto tratado é sobre as mudanças ocorridas na cidade.
Espero ter ajudado, beijos!
Perguntas interessantes