2.1 - COMENTE SOBRE O FARAO AKHENATON E
COMO ERA REPRESENTADO SEUS DESENHOS
NAS PAREDES
Soluções para a tarefa
Resposta:
A principal preocupação da arte egípcia era a de garantir uma vida eterna confortável para seus soberanos (faraós = reis), considerados deuses.
A arte pretendia ser útil: não se falava em peças ou em obras belas, e sim em eficazes ou eficientes. O intercâmbio cultural e a novidade nunca foram considerados como algo importante por si mesmos. Assim, as convenções e o estilo representativo da arte egípcia, estabelecidos desde o primeiro momento, continuaram praticamente imutáveis através dos tempos. Sua intenção fundamental, sem dúvida, não foi a de criar uma imagem real das coisas tal como apareciam, mas sim captar para a eternidade a essência do objeto, da pessoa ou do animal representado.
Explicação:
Akhenaton, também conhecido como Amenhotep ou Amenophis IV, foi um faraó egípcio pertencente à 18ª dinastia no Novo Reino do Egito que reinou entre os anos 1353 - 1336 AC.
A mudança religiosa causou uma mudança nos cânones artísticos; pois passou de um hieratismo monumental a um naturalismo.
A representação idealizada é deixada de lado, sem falhas ou defeitos físicos, e algumas características extremas são destacadas, tanto no masculino quanto no feminino e possuem:
- Cabeças alongadas
- Olhos puxados,
- Lábios grossos,
- Mandíbulas proeminentes,
- Pescoços longos e estilizados,
- Barrigas pronunciadas
- Contornos arredondados.
- As imagens eram de perfil
Os desenhos mostram as cenas íntimas do faraó venerando seu deus, com sua família, com sua esposa Nefertiti, brincando com suas filhas no colo, nas despedidas fúnebres. Mostrando o faraó em uma faceta mais humana.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/39890788