2-0 "teste da orelhinha" deve ser realizado nos primeiros dias de vida do bebê, não exige
nenhum tipo de intervenção invasiva e é inofensivo para a criança. Demora menos de 10
minutos e permite verificar o grau de audição do bebê. Por que esse exame é importante nos
recém-nascidos ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
teste da orelhinha. Chamado de triagem auditiva neonatal, é um procedimento fundamental para a detecção precoce da deficiência auditiva realizada nos primeiros dias de vida do bebê, preferencialmente, após 24 horas de vida.
Obrigatório por lei, o teste da orelhinha deve ser feito ainda na maternidade, ou até o primeiro mês de vida, nos bebês que nasceram fora de um serviço hospitalar.
A cada mil bebês nascidos, de 1 a 6 apresentam algum tipo de deficiência na audição. A estatística tem respaldo em uma série de estudos epidemiológicos realizados nos quatro cantos do planeta. Desde que flagradas e tratadas em estágio inicial, até os seis meses de vida, essas alterações não são sentença de prejuízos sociais e cognitivos. Mas, “um diagnóstico tardio – por volta dos 3 ou 4 anos – pode acarretar perdas significativas nas etapas de aquisição da linguagem”, alerta o otorrinolaringologista Mario Munhoz, da Universidade Federal de São Paulo.
É argumento mais do que suficiente para justificar a triagem neonatal e garantir, aos pequenos, as intervenções necessárias para um aprendizado bem semelhante ao de uma criança sem nenhuma disfunção. Obrigatório e gratuito nos hospitais e maternidades públicos desde 2010, o teste da orelhinha é, normalmente, aplicado em recém-nascidos já no segundo ou terceiro dia de vida. Conversamos com especialistas renomados para esclarecer as questões mais relevantes sobre o exame. Assim, você se tranquiliza em relação ao procedimento e se convence, de vez, da importância de exigir que ele seja realizado na instituição de saúde
espero ter ajudado muito vc!