(...) 2.0 Que seja respeitado do modo mais absoluto o direito de associação para os trabalhadores; 3. ° Que nenhum operário seja dispensado por haver parti cipado ativa e ostensivamente no movimento grevista; 4. ° Que seja abolida de fato a exploração do trabalho dos menores de 14 anos nas fábricas; (...) 6. °Que seja abolido o trabalho noturno das mulheres; 7. °Aumento de 35% nos salários inferiores a 5$000 e de 25% para os mais elevados; (...) 10.° Jornada de oito horas (...) (O que reclamam os operários. A Plebe, 21.07.1917. Apud Paulo Sérgio Pinheiro e Michael Hall. A classe operária no Brasil, 1889-1930 — Documentos, 1979.) As reivindicações dos participantes da greve geral de 1917, em São Paulo, indicam que (A) os governos da Primeira República aceitavam os movimentos sociais, permitindo o convívio harmonioso e democrático entre as classes sociais. (B) o Brasil não dispunha de legislação trabalhista e as condições de vida e trabalho dos operários eram, na maioria dos casos, ruins. (C) os trabalhadores já haviam conquistado o direito pleno de associação e de greve, mas ainda se submetiam a longas jornadas diárias de trabalho. (D) o Estado assumia o papel de intermediário nas negociações trabalhistas, mantendo neutralidade diante de conflitos sociais. (E) os sindicatos operários eram rigorosamente proibidos, devendo os trabalhadores reivindicar aumentos salariais diretamente aos patrões.
Soluções para a tarefa
Com base no enunciado acima, podemos compreender que:
A alternativa que melhor se aplica como resposta correta é a letra B. O Brasil não dispunha de legislação trabalhista e as condições de vida e trabalho dos operários eram, na maioria dos casos, ruins.
Partindo deste ponto, é interessante observar que a greve geral de 1917 foi provocada pelos comerciantes, e, trabalhadores daquele período,
Deste modo, vemos que a greve geral teve algumas consequências, como por exemplo:
Naquele período o operariado brasileiro adquire consciência de classe;
Além disso, nesse período ocorreu o nascimento dos primeiros sindicatos a partir das ligas de classe dos bairros;
Além disso, houve uma divulgação e fortalecimento das ideias de esquerda no Brasil.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Resposta:
Letra B - O Brasil não dispunha de legislação trabalhista e as condições de vida e trabalho dos operários eram, na maioria dos casos, ruins.
Explicação:
No início do século XX, o capitalismo tardio brasileiro ainda apresentava as características do “capitalismo selvagem”, entendendo-o como a ausência de leis trabalhistas e de uma rede de seguridade social que ampare o trabalhador. Por essa razão, o movimento operário no Brasil, de orientação anarcossindicalista influenciada por líderes de origem italiana, era ainda fraco e duramente reprimido pelas autoridades. Nessas condições, as exigências formuladas em 1917 apresentavam apenas reivindicações básicas que, no entanto, somente seriam atendidas após a ascensão de Getúlio Vargas ao poder.