1º PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO 1
TEMA: Texto crítico-argumentativo sobre os procedimentos pedagógicos na realização de
modalidades esportivas coletivas.
Fazer a leitura (obrigatória) dos textos disponibilizados:
GALATTI, L.R. et al. Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos Jogos
Esportivos Coletivos. Conexões, v.6, p.397-408, 2008
MENEZES, P.; MARQUES, R.F.R.; NUNOMURA, M. Especialização esportiva precoce e o
ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, v.20, n.1, p.351-373, 2014.
VAGO, T.M. O "esporte na escola" e o "esporte da escola": da negação radical para uma
relação de tensão permanente. Movimento, v.3, n.5, 1996.
Fazer a discussão destas referências em grupo;
Após leitura e discussão dos textos propostos, redigir uma produção textual, em forma de
texto crítico-argumentativo,
Soluções para a tarefa
A realização da prática esportiva é bastante importante dado que o desenvolvimento esportivo é ferramenta de mudança social. O professor de educação física é bastante importante nesse processo de modo que o mesmo deve estar embasado em princípios pedagógicos adequados.
O desenvolvimento social embasado no esporte é inerente à sua prática dado que os seus praticantes estão sendo inseridos em um novo grupo social, o que é vital para a saúde mental de seus praticantes.
Resposta:
Os Jogos Esportivos Coletivos (JECs) é conteúdo de destaque em ambientes de ensino e aprendizagem de esporte no Brasil, sejam eles formais ou não formais (PAES, 2001). São cada vez mais freqüentes, também, estudos acadêmicos e científicos acerca dos JECs, em especial com a ascensão da pedagogia do esporte. Assim sendo, este artigo aborda as possibilidades de complementaridade entre as modalidades coletivas esportivas. Para tal, são apresentados conceitos acerca dos JECs, sendo destacadas as proximidades entre os mesmos. A seguir, é ilustrada a proposta de utilizar-se de um JEC no processo de ensino e aprendizagem de outros, sendo escolhida a modalidade basquetebol como eixo para exemplificarmos a proposta. Jogos Esportivos Coletivos: proximidades e possibilidades pedagógicas Os Jogos Desportivos Coletivos (JECs), como relata Bayer (1994), tem sua origem em antigas civilizações, séculos antes de Cristo, com alguns jogos semelhantes a muitas modalidades que se desenvolveram somente no século XX, como basquetebol, rugby e futebol. Buscando uma definição para Jogos Desportivos Coletivos, assim escreveu Teodorescu (1984, p.23): O Jogo Desportivo Coletivo representa uma forma de atividade social organizada, uma forma específica de manifestação e de prática, com caráter lúdico e processual, do exercício físico, na qual os participantes (jogadores) estão agrupados em duas equipes numa relação de adversidade típica não hostil (rivalidade desportiva) – relação determinada pela disputa através de luta com vista à obtenção da vitória desportiva, com a ajuda da bola (ou de outro objeto de jogo) manobrada de acordo com regras pré-estabelecidas. Ainda acerca dos JECs, Konzag (1985, p. 11) nos trás que: cumpre aos jogos desportivos coletivos contribuírem para a concretização dos objetivos definidos pela atividade de Educação Física e Desporto. Para atingi-los, torna-se imprescindível um ensino adequado, não obstante as dificuldades acerca do desenvolvimento metodológico da respectiva formação técnica e tática
Explicação: